22.2 C
Guanambi
21.2 C
Vitória da Conquista

As 7 principais regras do futebol que você precisa saber

Mais Lidas

Você sabe quais são as principais regras do futebol? Mesmo sendo um dos esportes mais praticados e assistidos ao redor do mundo, para quem está começando ou até mesmo para alguns fãs, entender as suas regras básicas pode ser um pouco confuso.

Se você deseja ter uma experiência mais completa, seja jogando ou assistindo — ou se deseja apenas adquirir mais conhecimento para se entreter em uma aposta esportiva —, é fundamental conhecer as regras que regem o futebol.

Por isso, neste post, explicamos as 7 principais regras que você precisa saber, desde o famoso impedimento até as substituições e os cartões. Confira!

1. Objetivo do jogo

O principal objetivo do futebol é marcar mais gols que o adversário. As equipes, compostas por 11 jogadores, têm 90 minutos para atingir essa meta. Um gol é contabilizado quando a bola cruza totalmente a linha entre as traves do adversário.

Cada partida é dividida em dois tempos de 45 minutos com um intervalo de 15 minutos entre elas. Além disso, o árbitro pode adicionar minutos de acréscimo para compensar paradas durante o jogo, algo comum em partidas mais disputadas.

2. A regra do impedimento

Entre as regras do futebol, o impedimento é uma das que mais causam polêmica. Um jogador está em posição de impedimento se, no momento em que a bola é passada, ele estiver mais perto da linha do gol adversária do que o penúltimo defensor e a bola.

Para o impedimento ser marcado, o jogador precisa participar ativamente da jogada — seja recebendo a bola ou interferindo na jogada de alguma maneira. Compreender o impedimento é essencial para entender as dinâmicas do ataque e defesa em uma partida de futebol.

3. Faltas e cartões

No futebol, as faltas acontecem quando um jogador infringe as regras do jogo — como empurrar, chutar ou derrubar o adversário de maneira incorreta. Dependendo da gravidade da falta, o árbitro pode aplicar um cartão amarelo, equivalente a uma advertência, ou vermelho, que causa a expulsão.

Um jogador expulso com cartão vermelho não pode ser substituído, o que deixa a sua equipe com um jogador a menos. Além disso, o árbitro pode dar um segundo cartão amarelo para o mesmo jogador e o resultado é automaticamente um cartão vermelho.

4. Cobrança de pênaltis

O pênalti é uma das situações mais tensas do futebol. Ele é concedido quando uma falta é cometida dentro da própria área de defesa. A cobrança é feita a partir da marca do pênalti e o jogador tem apenas o goleiro adversário para vencer.

O jogador deve chutar a bola diretamente ao gol, sem realizar dribles, e o goleiro precisa permanecer na a linha do gol até o momento do chute. Pênaltis muitas vezes decidem partidas importantes, como em finais de campeonatos, então é uma regra importante de se dominar.

5. Tiro de meta e escanteio

O tiro de meta é concedido quando a bola sai pela linha de fundo depois de ter sido tocada por um jogador do time atacante. A cobrança é feita de dentro da área pelo goleiro ou por um defensor.

Já o escanteio é concedido quando a bola sai pela linha de fundo após ser tocada por um jogador do time defensor. A bola, então, é posicionada no canto do campo para ser cruzada na área.

Tanto o tiro de meta quanto o escanteio são momentos chave em uma partida. Isso porque muitas vezes são eles que criam oportunidades claras de gol.

6. Substituições

Cada equipe pode realizar algumas substituições para trocar jogadores durante a partida, seja por motivos táticos ou por cansaço físico. A regra tradicional permite até três substituições por jogo, mas recentemente, em competições pós-pandemia, é possível realizar até cinco substituições — mas tudo depende da competição.

As substituições só podem ser feitas quando o jogo está parado e com a permissão do árbitro. Elas são frequentemente utilizadas para mudar o ritmo da partida ou ajustar a estratégia, especialmente em momentos decisivos de uma partida.

7. A regra da mão na bola

Tocar a bola com as mãos é proibido para todos os jogadores, exceto o goleiro — e, mesmo assim, somente dentro da sua própria área de defesa. Caso um jogador de linha toque a bola com a mão intencionalmente, o time adversário é beneficiado com uma falta ou, dependendo da situação, um pênalti.

Essa é uma das regras mais diretas e fáceis de entender no futebol, mas que pode gerar grandes consequências caso seja infringida, especialmente dentro da área. Mesmo toques acidentais podem ser penalizados, mas tudo depende da interpretação do árbitro e da nova regulamentação de uso das mãos.

E então, você já conhecia as principais regras do futebol? Agora você já tem conhecimento o suficiente para jogar com mais consciência ou para se entreter em uma esporte bet, se desejar.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas