No próximo dia 5 de novembro, às 17h30, será realizado o lançamento da coletânea “Memórias e Histórias do Cinema na Bahia – Volume 1”, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, terra do cineasta Glauber Rocha.
A produção reúne pesquisas de diversas áreas do conhecimento que abordam o Cinema na Bahia, dialogando sobre os filmes e seus realizadores, bem como aspectos da produção, exibição, memória e formação.
A obra está organizada em dois volumes e está sendo organizada por Milene Silveira Gusmão, Euclides Santos Mendes e Raquel Costa Santos, profissionais atuantes na Uesb, por Laura Bezerra, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e por Izabel de Fátima Cruz Melo, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Além do exemplar físico, o projeto contará com uma versão em audiolivro, que será disponibilizada, gratuitamente, pela plataforma Sound Cloud. O evento contará com a presença dos organizadores e a apresentação do professor Edson Farias, da Universidade de Brasília (UnB).
A ação integra uma série de atividades que celebra os 15 anos do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, contando com a parceria do projeto “Cine Movimenta Centro”, do 15º Colóquio Nacional e do 8º Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, bem como do Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual.
Sobre o livro
Em 12 capítulos, o primeiro volume da coletânea “Memórias e Histórias do Cinema na Bahia” atualiza o panorama das pesquisas sobre filmes e práticas cinematográficas em Salvador e no interior do estado.
Entre as temáticas trabalhadas, estão os primordiais da exibição cinematográfica em Salvador; a relação entre artes visuais, cinema e culturas afro-atlânticas; o cineclubismo baiano da década de 1950; as trajetórias de cineastas como Glauber Rocha, Roberto Pires, Olney São Paulo e Agnaldo “Siri” Azevedo; a contracultura na Bahia a partir das experiências do Tropicalismo e do Cinema Marginal; entre outras.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
A edição e a publicação da coletânea ainda conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) da Uesb, mediante recursos disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
Fonte: Ascom/Uneb