O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no fim da manhã desta terça-feira, 5 de novembro, um alerta de chuvas intensas para diversas regiões do país, incluindo 66 municípios baianos nas regiões do Extremo-Oeste, Centro-Sul, Sul e Vale São-franciscano.
Na Bahia, o alerta é de nível amarelo, indicando perigo potencial de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm ao dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h.
O aviso é válido até as 10h de quinta-feira (7), mas pode ser ampliado ou renovado conforme a evolução das condições atmosféricas.
O alerta amarelo sinaliza baixo risco de cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas. No entanto, em caso de ventos fortes, recomenda-se evitar abrigos sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
Também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.
Cidades sob alerta na Bahia
As cidades baianas em alerta incluem: Angical, Baianópolis, Barreiras, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Caculé, Caetité, Canápolis, Candiba, Cândido Sales, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Encruzilhada, Eunápolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Itagimirim, Itambé, Itanhém, Itapebi, Itarantim, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lajedão, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Matina, Medeiros Neto, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Piripá, Potiraguá, Presidente Jânio Quadros, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Tremedal, Urandi, Vereda e Vitória da Conquista.
Outros 24 municípios do Centro-Norte e Nordeste do estado estão em alerta amarelo para baixa umidade – Abaré, Andorinha, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canudos, Casa Nova, Chorrochó, Curaçá, Glória, Itaguaçu da Bahia, Jaguarari, Jeremoabo, Juazeiro, Macururé, Monte Santo, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Remanso, Rodelas, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, Umburanas e Xique-Xique.
Veja os detalhes de todos os alertas em vigor no Brasil
Previsão para os próximos dias
A previsão para os próximos dias indica a expansão das áreas de chuva em quase toda a Bahia, com possibilidade de chuvas fracas, pancadas e temporais isolados, especialmente no litoral e na divisa com Minas Gerais e Goiás.
A partir de sábado (9), a tendência é de chuvas mais generalizadas e regulares, que devem avançar para o centro do estado.