23.1 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Edson Gomes se apresentará em Guanambi na véspera do Dia da Consciência Negra

Mais Lidas

No próximo dia 19 de novembro, véspera do feriado nacional do Dia da Consciência Negra, o cantor Edson Gomes fará um show em Guanambi, em um evento público promovido pela prefeitura em parceria com entidades e movimentos de valorização da cultura afro-brasileira.

A confirmação da apresentação foi divulgada nesta terça-feira (5) nas redes sociais oficiais do artista, que também anunciou que estará em São Paulo, no dia 9, em Santa Luzia do Norte/AL, no dia 23, e em Salvador, no dia 30. A prefeitura e a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt) ainda aguardam a conclusão do processo de contratação para divulgar a atração de forma oficial.

Este será o terceiro show de Edson Gomes na região este ano, após apresentações em abril, na festa de Aniversário de Licínio de Almeida, e em julho, na Festa de Sant’Ana, em Caetité.

Considerado um dos maiores nomes da história do reggae nacional, Gomes foi presença frequente nos palcos da região durante a década de 1990, sendo atração em uma da exposições agropecuárias de Guanambi à época.

Agora, aos 69 anos, o artista retorna com seu repertório marcado por letras que abordam temas como desigualdade social, violência, pobreza e corrupção, além das lutas e desafios do cotidiano brasileiro.

A carreira de Edson Gomes é reconhecida por sucessos que se tornaram hinos de resistência e consciência social, como “Malandrinha,” “Samarina,” “Camelô”, “Fogo na Babilônia” e “Lili.” Com uma trajetória sólida e fiel às suas raízes no reggae e à mensagem de crítica social, ele continua atraindo um público cativo e renovado a cada geração.

Além do show principal, o evento incluirá outras apresentações artísticas, manifestações culturais e o tradicional cortejo do Afromalêko, celebração que reforça as raízes afro-brasileiras e homenageia a cultura e história do povo negro.

Sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é um feriado nacional em homenagem à luta e resistência da população negra no Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contra a escravidão no país.

O feriado nacional foi aprovado no congresso e sancionado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva no fim de 2023.

A data é um momento de reflexão sobre a história, cultura e as contribuições do povo negro à formação do Brasil, além de servir para reforçar a importância da igualdade racial e o combate ao racismo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas