29.5 C
Guanambi
24.3 C
Vitória da Conquista

Jogo desenvolvido por pesquisadores da Uesb auxilia na regulação do sono de crianças

Mais Lidas

Com o objetivo de aliar aprendizado e diversão, o estudante de Psicologia da Uesb, Miguel Pires, em colaboração com a professora Carmem Virgínia, do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia (Nuppsi), e a psicóloga Iasmim de Santana, desenvolveu o jogo “Além do dia e da noite: A dança do sono”. O jogo em formato de tabuleiro busca ensinar crianças sobre a importância de uma rotina de sono saudável e orientar pais e responsáveis sobre como o sono impacta o desenvolvimento infantil.

A ideia para o jogo surgiu a partir de queixas recorrentes de pais sobre insônia infantil e dificuldades de aprendizado relacionadas ao uso excessivo de telas. “Foi a partir de uma demanda muito grande de queixas de pais sobre insônia das crianças, de dificuldade de aprendizado e o uso excessivo das telas”, explica Miguel.

Durante o jogo, os participantes são desafiados a conduzir o personagem por uma jornada rumo a uma noite de sono reparador, enfrentando obstáculos como pesadelos e outros problemas do sono.

Ao longo do percurso, são introduzidos conceitos sobre o ciclo vigília-sono, bem como o impacto negativo da exposição prolongada à luz azul, emitida por dispositivos eletrônicos, que pode comprometer a rotina de descanso e afetar habilidades como a imaginação e a interação social das crianças.

O jogo também traz atividades educativas sobre os estágios do sono, reforça o aprendizado por meio de minijogos e estimula o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. Miguel comenta a relevância do projeto para o futuro: a intenção é tornar o jogo acessível para ser utilizado em escolas, clínicas e espaços de formação, ajudando a conscientizar sobre a importância de uma rotina de sono equilibrada e o papel das telas no desenvolvimento físico e mental infantil.

Para mais detalhes sobre jogo “Além do dia e da noite: A dança do sono” e outros projetos da universidade, visite o site Ciência na Uesb.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas