31.8 C
Guanambi
21.9 C
Vitória da Conquista

Rio São Francisco recebe Travessia do Dourado em mais uma etapa das Maratonas Aquáticas do Velho Chico

Mais Lidas

Neste domingo, 10 de novembro, a cidade de Juazeiro recebe a quinta etapa das Maratonas Aquáticas do Velho Chico 2024, a Travessia do Dourado. A competição é realizada nas águas do Rio São Francisco, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O evento já se consolidou como um marco esportivo e cultural na região, destacando a prática esportiva em um dos maiores rios do Brasil.

A prova contará com aproximadamente cem atletas inscritos, que irão percorrer 2,7 quilômetros a partir das 7h, com largada na Kaikeira Arca Sport, em Juazeiro. A expectativa é que cerca de 400 pessoas acompanhem as disputas, torcendo pelos atletas nas diversas categorias, que incluem os naipes masculinos e femininos, divididos entre juvenil (15-19 anos), adulto (20-39 anos), master (40-59 anos) e sênior (60 anos e acima).

O presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Diego Albuquerque, enfatizou a relevância do evento para o esporte e para a cidade de Juazeiro: “A Maratonas Aquáticas do Velho Chico representa um marco importante para Juazeiro, consolidando sua posição como um destino turístico e esportivo de destaque no país, pois estimula o desenvolvimento do esporte aquático na região; promove a saúde e o bem-estar da população local; e celebra a beleza natural do Rio São Francisco e a rica cultura da região.”

View this post on Instagram

A post shared by Sudesb (@sudesbesporte)

Homenagens aos peixes do Velho Chico

Cada etapa do circuito das Maratonas Aquáticas do Velho Chico leva o nome de um peixe típico do Rio São Francisco. Nesta edição, o circuito já passou por quatro provas: a Travessia do Cari, realizada em maio com percurso de 2,5 quilômetors em Juazeiro; a Travessia do Mandi, em junho, com o mesmo percurso, na Praia da Amaralina, em Remanso; a Travessia do Surubim, em agosto, com 1,8 quilômetro; e a Travessia do Piau, em outubro, em um percurso de 3,5 quilômetros, entre o Rodeadouro e a Ilha do Maroto.

Diego Albuquerque também ressaltou o desafio e a experiência única oferecida pela Travessia do Dourado: “A Travessia do Dourado oferece uma oportunidade única para os atletas competirem em um cenário desafiador e inspirador, testarem suas habilidades e resistência e desfrutarem da hospitalidade e da beleza natural da região. Vamos celebrar o esporte, a natureza e a cultura na Maratonas Aquáticas do Velho Chico – Travessia do Dourado”, comenta Diego.

Além de reforçar o incentivo ao esporte, a competição também movimenta o turismo e ajuda na preservação do Rio São Francisco, valorizando sua importância cultural, econômica e ambiental para o estado e para o país.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas