28.2 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Nova carteira de identidade chegou a Caetité, Maracás e mais sete cidades do interior da Bahia

Mais Lidas

A partir desta semana, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em nove unidades do SAC no interior da Bahia. As cidades contempladas são Barra da Estiva, Boninal, Caetité, Capim Grosso, Curaçá, Ibicoara, Iraquara, Jaguarari e Maracás.

A implantação do serviço no interior do estado faz parte da ampliação do programa, que já está em funcionamento nas unidades do SAC da capital e Região Metropolitana. O atendimento da CIN ocorre somente por agendamento prévio, que pode ser realizado pelo aplicativo, portal ba.gov.br ou pelo call center, através dos números (71) 4020-5353 (celular) e 0800 071 5353 (fixo).

Entre os dias 4 e 6 de novembro, a emissão do antigo RG foi suspensa nos Pontos SAC mencionados, para dar espaço à implantação da CIN. No entanto, cidadãos que já haviam solicitado o RG podem retirar o documento nas respectivas unidades, sem necessidade de agendamento, desde que apresentem o protocolo de solicitação. A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.

A nova Carteira de Identidade Nacional traz diversas inovações, como a possibilidade de incluir outros números de documentos, como a CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.

Também será possível adicionar informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditiva, visual, física e intelectual, além de dados como tipo sanguíneo, fator RH e a opção por ser doador de órgãos. Outro avanço é a inclusão do nome social, caso o cidadão solicite. Além disso, o documento contará com um QR Code para verificação de autenticidade.

É importante destacar que a troca do antigo RG pela CIN não é obrigatória, e o documento antigo continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN, por sua vez, possui validade conforme a faixa etária do titular: 5 anos para cidadãos de até 12 anos incompletos; 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos incompletos; e validade indeterminada para cidadãos com mais de 60 anos. A CIN também estará disponível em versão digital no portal GOV.BR, três dias após a emissão do documento físico.

A implantação da nova carteira de identidade na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb) e os postos SAC. Para mais informações, os cidadãos podem acessar os sites oficiais do governo da Bahia e do SAC.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas