34.4 C
Guanambi
29.7 C
Vitória da Conquista

Três novos editais foram lançados na Bahia para fortalecer agricultura familiar e promover a sustentabilidade

Mais Lidas

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lançou três novos editais com o objetivo de apoiar a produção e comercialização da agricultura familiar, fortalecer a segurança alimentar e promover a preservação ambiental no estado.

Os editais são: Sementes, Vem pra Feira e Candeeiros da Caatinga, e visam beneficiar cerca de 30 mil famílias em todos os Territórios de Identidade da Bahia. As inscrições estão abertas até 6 de dezembro de 2024, e o investimento total é de R$ 20 milhões.

O edital Sementes tem como foco a reintrodução de cultivos tradicionais de milho, feijão e vigna crioulas, não transgênicas. Além disso, serão oferecidas atividades formativas e distribuição de sementes para apoiar bancos comunitários de sementes.

Já o programa Vem pra Feira visa expandir e apoiar as feiras de agricultura familiar no interior do estado, promovendo o escoamento da produção local e o fortalecimento das economias regionais. Ambas as iniciativas têm como meta fomentar a produção agrícola e garantir que os produtos cheguem diretamente aos consumidores.

O terceiro edital, Candeeiros da Caatinga, busca preservar e recuperar o bioma Caatinga, por meio do cultivo de mudas frutíferas, essências florestais e forrageiras nativas ou adaptadas à região.

O projeto também pretende articular redes de apoio e promover ações de educação ambiental, além de estimular a geração de renda e o desenvolvimento sustentável nas comunidades que habitam a Caatinga.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, a agricultura familiar baiana desempenha um papel fundamental no combate à fome e na geração de renda para as famílias do campo. “Esses editais reforçam o compromisso do Governo da Bahia com uma política que visa o desenvolvimento sustentável, respeitando as especificidades de cada território e promovendo a sustentabilidade”, afirmou Cardoso.

As inscrições para os editais devem ser feitas presencialmente na sede da SDR em Salvador ou por postagem (Sedex ou Carta Registrada) com Aviso de Recebimento (AR). As propostas serão recebidas até o dia 2 de fevereiro de 2025.

A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/SDR) e faz parte do Programa Bahia Sem Fome, que busca fortalecer a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar no estado. Para mais informações, acesse o site.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas