Na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, um caminhão carregado caiu no Rio São Francisco, em Manga, no Norte de Minas Gerais, após falhar ao tentar subir uma rampa.
O acidente ocorreu no Porto das Balsas, ponto de travessia para a cidade de Matias Cardoso.
De acordo com informações da Prefeitura de Manga, ninguém se feriu no incidente. O motorista do caminhão tentou subir a rampa, mas o veículo não conseguiu vencer a subida e acabou parando em posição de “L” nas margens do rio. Para evitar um possível tombamento, o motorista decidiu pular da carreta, saindo ileso.
Ainda não foram divulgadas informações sobre a carga transportada pelo caminhão. Imagens do incidente, que mostram o momento exato em que o caminhão desliza para o rio, foram registradas e enviadas para a rádio Itatiaia.
Caminhão não consegue subir rampa, volta de ré e para em rio; veja vídeo
🎥Imagens cedidas à Itatiaia pic.twitter.com/p0zeYSJAQZ
— Itatiaia (@itatiaia) November 13, 2024
A situação no Porto das Balsas, local de travessia movimentada na região, chamou a atenção de moradores e viajantes, que se aglomeraram para acompanhar o desfecho.
Pontes no Norte de Minas Gerais
As balsas e lanchas são as principais formas de ligação entre várias localidades do Norte de Minas Gerais nas travessias pelo rio São Francisco. Além de serem mais lentas, elas dependem das condições meteorológicas em sua operação, seja por períodos de seca ou por conta das cheias.
Em uma distância de quase 500 quilômetros de leito, entre as cidades de Pirapora, em Minas, e Carinhanha, na Bahia, o Velho Chico é cortado por apenas uma ponte, entre os municípios de Januária e Pedra de Maria da Cruz, inaugurada em 1996.
Atualmente, há projetos para construções de três pontes sobre o Rio São Francisco neste trecho. Os recursos para as obras devem vir do acordo com a mineradora Vale por reparação pelo rompimento da barragem de rejeitos da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Central de Minas Gerais, ocorrido em 2015.
As novas pontes ligarão São Romão a Ubaí, na MG-202, além de São Francisco a Pintópolis, na MG-402, e os municípios de Matias Cardoso, na MG-401, e Manga, na BR-135, já na divisa com a Bahia.
Apenas a ponte da MG-402 teve as obras iniciadas em maio de 2022, entretanto, os serviços foram paralisados. Neste mês, o Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) está realizando a licitação para continuidade da obra. Um consórcio formados por duas empresas de São Paulo e uma da Argentina apresentou a melhor proposta e aguarda a análise dos recursos apresentados pelas demais empresas para ser oficializadas.
As outras duas pontes ainda estão em fase de projetos. Além de facilitar a ligação entre o Norte e o Noroeste de Minas, elas também servirão como rotas de escoamento de cargas entre as regiões Centro-Oeste e Nordeste do país, e de acesso à Brasília, no Distrito Federal.