27.7 C
Guanambi
21.9 C
Vitória da Conquista

Confira a programação completa da Semana da Consciência Negra em Guanambi

Mais Lidas

A cidade de Guanambi terá uma semana inteira de eventos culturais e atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A programação, que acontecerá de 15 a 21 de novembro, inclui apresentações musicais, oficinas, debates e atividades culturais voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira.

O ponto alto das celebrações será o show do cantor de reggae Edson Gomes, na noite de terça-feira (19), às 23h, na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão). A programação está sendo promovida pela Guanambi,por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt).

As atividades têm início nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, com um ensaio do Cortejo Afromalêko, às 20h, na Rua Ana Nery, no bairro Monte Pascoal. No dia 19, o Cortejo Afromalêko e o grupo cultural Ilê Ase Oju Dan Layê conduzirão o público em um desfile, que será seguido de apresentações musicais na Praça Henrique Pereira Donato.

Entre as atrações da noite, está a Banda Kolumbá, que contará com participações de artistas locais como Pretinho, Jardel Pereira, Jardel Eunato, Indira e Viviane, e a Banda Alodê. A noite encerra com o show de Edson Gomes, reconhecido por suas músicas de forte crítica social e defesa dos direitos da população negra.

No dia 20 de novembro, data oficial do Dia da Consciência Negra, a programação será no Memorial Casa de Dona Dedé com a abertura do Projeto Percussom e a entrega do Troféu Personalidades Negras, destacando figuras que contribuem para a valorização da cultura negra em Guanambi. A noite será encerrada com uma roda de samba organizada pelo grupo “Fogo no Dendê”.

Encerrando a semana, no dia 21 de novembro, a Câmara de Vereadores de Guanambi sediará o Fórum “Diversidade e Justiça: Caminhos para uma Educação Antirracista”, a partir das 9h. O evento incluirá apresentações de dança com o Grupo Quilombo de Queimadas e o Grupo Cia e Cor, promovendo reflexões sobre a importância da educação antirracista e da diversidade cultural.

Parceria com Movimentos Culturais

O secretário de Cultura, Victor Boa Sorte, destacou a importância da parceria com entidades e movimentos culturais na construção da programação. “Convidamos os representantes de entidades e movimentos de valorização da cultura afro-brasileira de nossa cidade, onde sentamos e alinhamos essa programação e pela primeira vez Guanambi realizará uma semana inteira de voltada para homenagens, e sobretudo, de conscientização sobre o dia da Consciência Negra”, destacou.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é um feriado nacional em homenagem à luta e resistência da população negra no Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contra a escravidão no país.

feriado nacional foi aprovado no congresso e sancionado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva no fim de 2023.

A data é um momento de reflexão sobre a história, cultura e as contribuições do povo negro à formação do Brasil, além de servir para reforçar a importância da igualdade racial e o combate ao racismo.

Programação Completa da Semana da Consciência Negra em Guanambi

15 de Novembro (sexta-feira)

  • 20h – Ensaio do Cortejo Dia da Consciência, com participação do grupo Afromalêko e convidados, na Rua Ana Nery, bairro Monte Pascoal.

19 de Novembro (terça-feira) – Cortejo e Apresentações na Praça Henrique Pereira Donato

  • 18h – Concentração do Cortejo Afromalêko e convidados, na Rua Ana Nery, antes da saída do cortejo.
  • 19h – Apresentação Cultural do grupo Ilê Ase Oju Dan Layê e início do cortejo.
  • 19h – Apresentação da Banda Kolumbá no palco principal, com participações de Pretinho, Betinho Ramos, Jardel Pereira, Jardel Eunato, Indira e Viviane.
  • 22h30 – Show da banda Trilha Atômica, no palco.
  • 23h – Show do cantor de reggae Edson Gomes, no palco principal.
  • 0h30 – Apresentação da Banda Alodê, no Trio me Ama.

20 de Novembro (quarta-feira) – Premiação Afrodescendente

  • 19h – Abertura com o Projeto Percussom, na Casa de Dona Dedé.
  • 20h – Entrega do Troféu Personalidades Negras, na Casa de Dona Dedé, homenageando pessoas de destaque na valorização da cultura afro-brasileira.
  • 21h – Roda de Samba com o grupo Fogo no Dendê, na Casa de Dona Dedé.

21 de Novembro (quinta-feira) – Fórum e Atividades Culturais

  • 9h – Fórum “Diversidade e Justiça: Caminhos para uma Educação Antirracista”, na Câmara de Vereadores, promovendo discussões sobre educação e inclusão.
  • 10h30 – Apresentação do grupo de dança Quilombo de Queimadas, na Câmara de Vereadores.
  • 11h10 – Apresentação do Grupo de Dança Cia e Cor, na Câmara de Vereadores.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas