21.2 C
Guanambi
17.3 C
Vitória da Conquista

Chuvas devem voltar a quase todas as regiões da Bahia ao longo da semana

Mais Lidas

Após o feriado prolongado de chuvas fracas no litoral e tempo firme no interior da Bahia, as chuvas devem retornar ao estado nos próximos dias, com previsão de precipitações significativas em quase todas as regiões, segundo modelos meteorológicos.

A partir desta segunda-feira, 18 de novembro, a circulação de ventos e a atuação de um cavado aumentam a probabilidade de pancadas de chuva nas áreas do Extremo Oeste e Centro Sul. O litoral, desde o sul de Salvador até a divisa com o Espírito Santo, também poderá registrar chuvas leves. Na capital, as chances de chuvas são pequenas no início da semana.

Entre quinta-feira (21) e terça-feira (26), a possível formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode intensificar as chuvas, com acumulados acima de 100 milímetros em áreas que vão de Porto Seguro até Luís Eduardo Magalhães, passando por cidades como Vitória da Conquista, Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Barreiras.

Em Salvador, o volume de chuva esperado é menor, com acumulados entre 35 e 60 mm durante o período. Essa mesma faixa de precipitação é prevista para outras regiões do estado, exceto para o norte do Vale do São Francisco, onde a região de Paulo Afonso deve registrar pouca chuva.

Além das chuvas, a circulação atmosférica deve trazer temperaturas mais amenas para as áreas atingidas. Entretanto, nas regiões central e norte do estado, como Juazeiro e Paulo Afonso, as temperaturas permanecem elevadas, podendo alcançar máximas de até 37°C. Com o avançar da semana, o calor também deve amenizar nestas regiões.

Veja a previsão completa

Chuvas registradas

De acordo do os dados da rede de pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), algumas cidades receberam volumes significativos de chuvas na última semana.

O maior acumulado foi registrado em Palmas de Monte Alto, na Região de Guanambi, onde choveu 280 mm entre domingo (10) e quinta-feira (14). Em Igoporã, na mesma região, o volume foi de 220 mm.

Em Guanambi, o acumulado foi de 116 mm, tanto no pluviômetro da Agência Sertão, no Centro, quanto na estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas