28.2 C
Guanambi
24.9 C
Vitória da Conquista

Confira a previsão do tempo do Inmet para todo o país até o dia 25 de novembro

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 18 de novembro, o Informativo Meteorológico N°34/2024.

O documento contem a previsão do tempo detalhada para todo o país até o próximo dia 25, com destaque para chuvas expressivas e temperaturas variadas em várias regiões do país.

Previsão de chuvas

Região Norte: Pancadas de chuva estão previstas ao longo da semana devido ao calor e alta umidade. Acumulados acima de 50 mm são esperados no centro-oeste do Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Tocantins. Em algumas localidades, os volumes podem ultrapassar 100 mm. No entanto, áreas do norte do Pará, Amapá e Roraima devem registrar chuvas mais isoladas, com acumulados abaixo de 20 mm.

Região Nordeste: A previsão indica tempo quente e seco na maior parte do centro-leste. A partir do dia 24, o centro-sul da Bahia pode registrar chuvas mais volumosas, superando os 50 mm em alguns pontos. Algumas áreas isoladas no sul do Piauí e Maranhão também devem receber chuvas leves.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: A atuação de instabilidades promete chuvas significativas, especialmente em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Acumulados podem ultrapassar 40 mm, chegando a 100 mm em algumas regiões. Em São Paulo, volumes acima de 20 mm são previstos, embora áreas centrais possam ter chuvas mais leves. Entre os dias 22 e 23, uma frente fria intensificará o clima chuvoso nessas regiões.

Região Sul: A passagem de uma frente fria no início da semana traz chuvas para grande parte da região, com volumes superiores a 50 mm em áreas do norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e litoral do Paraná. Após o dia 23, espera-se tempo firme no Rio Grande do Sul, com tendência de melhora em Santa Catarina e Paraná a partir do dia 24.

Temperaturas

Norte e Nordeste: Temperaturas máximas variando entre 30°C e 36°C, podendo ultrapassar 38°C em algumas localidades ao longo da semana. Mínimas entre 24°C e 26°C, com picos de 28°C em áreas específicas.

Centro-Oeste e Sudeste: As máximas devem variar entre 26°C e 34°C. As mínimas no Sudeste ficarão entre 16°C e 22°C, enquanto no Centro-Oeste, espera-se variações de 20°C a 26°C ao longo da semana.

Sul: A passagem da frente fria trará temperaturas mais amenas no início da semana, com mínimas podendo cair a 10°C nas áreas serranas. As máximas começarão entre 14°C e 28°C, aumentando gradativamente para cerca de 30°C até o fim da semana.

Essa variação de chuvas e temperaturas pode impactar a rotina de muitas regiões. Para atualizações e mais informações sobre avisos meteorológicos, acesse o portal do INMET ou siga as redes sociais do instituto.

Condições observadas

Na última semana, o Inmet observou forte presença de instabilidades atmosféricas sobre o Centro-Oeste e o Sudeste, com chuvas expressivas, especialmente em áreas de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, onde os acumulados já alcançam valores significativos.

No Sul, a passagem de uma frente fria trouxe chuvas intensas no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, seguidas por um gradativo avanço de tempo firme e temperaturas mais amenas, principalmente nas regiões serranas. J

á no Norte, o calor e a alta umidade favoreceram pancadas de chuva localizadas e intensas no Amazonas e Acre, enquanto no Nordeste, o tempo seco predominou na maior parte das áreas centrais e litorâneas, com exceção do centro-sul da Bahia, que registrou condições para chuvas moderadas.

Veja o Informativo Meteorológico nº 34 na íntegra 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas