A 18ª edição do Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Campus Cruz das Almas, acontecerá de 21 a 23 de novembro. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.
Com o tema “Nossos Feminismos Revisitados: Uma Femenagem a Luiza Bairros”, o Fórum de 2024 presta homenagem à militante e ativista Luiza Bairros. As atividades, que serão transmitidas pela TV UFRB, englobam debates e celebrações sobre feminismo e a luta antirracista.
O primeiro dia de evento contará com minicursos, oficinas, grupos de trabalho e o I Seminário Estadual de Políticas Afirmativas. Outros destaques da programação incluem rodas de conversa, uma exposição sobre a infância nos terreiros e um espaço dedicado aos lançamentos de livros, promovendo a interação entre autores e o público.
À noite, o Fórum reserva espaço para conferências e atrações culturais. A cerimônia de abertura contará com a apresentação da Orquestra de Alabês, seguida por uma conferência sobre políticas afirmativas e o legado de Luiza Bairros, conduzida pela socióloga Vilma Reis. O primeiro dia será encerrado com apresentações de Alana Sena e do grupo Samba das Cumades.
A Feira de Artesanato e a Feira de Saúde da População Negra estarão disponíveis durante todo o evento. Em paralelo, as mesas-redondas discutirão temas como educação, literatura negra, resistência e narrativas históricas.
O segundo dia seguirá com atividades semelhantes, com novas mesas-redondas que abordarão temas como ações afirmativas na educação e no mundo do trabalho, além de discussões sobre feminismos negros e indígenas. Também estão previstos painéis sobre saúde e comunicação antirracista. À noite, o Troféu Luiza Bairros será entregue em uma cerimônia especial, reconhecendo personalidades e coletivos que se destacaram na luta por igualdade racial e social. Em seguida apresentações culturais, incluindo o Samba de Roda de Dona Dalva e Matilde Charles.
O último dia do Fórum será dedicado a debates e rodas de conversa sobre o papel das mulheres negras na política, com a participação de lideranças e ativistas nacionais e internacionais. Também serão realizados encontros da Renafro e da Rede de Mulheres de Terreiro. O evento será encerrado com uma conferência sobre o feminismo negro e suas interseccionalidades, proferida pela pesquisadora e escritora Carla Akotirene, seguida pela Noite da Beleza Negra e shows musicais da Banda Didá e Lazzo Matumbi.
Confira a programação completa do Fórum 2024 no site oficial da instituição.