Após cinco anos sem casos fatais, a Bahia registrou a morte de uma criança de 09 meses por coqueluche. O caso, ocorrido na cidade de Teixeira de Freitas, foi confirmado pela Secretaria da Saúde (Sesab).
Segundo a nota divulgada, o óbito aconteceu no dia 12 de novembro. A criança, que não havia recebido nenhuma vacina do calendário de vacinação, também foi diagnosticada com Covid-19, Rinovírus e Adenovírus.
É importante ressaltar que a vacinação é um dos meios mais eficazes de proteção contra a coqueluche e outras doenças. Em 2024, as coberturas vacinais já superaram os índices do ano passado.
Neste ano, 18 casos de coqueluche foram registrados na Bahia, com pacientes entre 1 mês e 32 anos, segundo a Sesab, sendo que 14 desses casos ocorreram em mulheres. Um dado que chama atenção é que 46% das notificações são de crianças com menos de 01 ano.
O que é e sintomas da coqueluche
A coqueluche é uma infecção respiratória contagiosa que afeta as vias respiratórias, como a traqueia e os brônquios, e pode ser transmitida por gotículas da tosse, espirros ou fala.
Entre os sintomas estão febre, coriza, mal-estar e tosse seca na fase catarral, além de tosse intensa e repetitiva e vômitos após episódios de tosse intensa. Esses sintomas podem durar entre seis e dez semanas, podendo se prolongar dependendo do quadro clínico.