26.5 C
Guanambi
20.8 C
Vitória da Conquista

Temporal causou vários alagamentos em Guanambi na tarde desta sexta-feira

Mais Lidas

Choveu forte em Guanambi no início da tarde desta sexta-feira, 22 de novembro. A precipitação começou pouco antes das 14h e, em pouco mais de uma hora, foram registrados cerca de 60 milímetros (mm) no pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro da cidade. Na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, o acumulado foi de 33 mm.

O grande volume de água em curto intervalo de tempo expôs, mais uma vez, a falta de estrutura de drenagem em vários pontos da cidade, especialmente no Centro e nos bairros adjacentes, onde a chuva foi mais intensa.

No bairro São Francisco, a água acumulada invadiu o prédio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Na mesma região, a Rua Benjamim Vieira Costa ficou completamente alagada, deixando pelo menos dois veículos parcialmente submersos.

Alagamentos também foram registrados em outros bairros, como no BNH, onde algumas casas foram invadidas pela água. Já em locais com ruas não pavimentadas, a lama tomou conta das vias, dificultando ainda mais o trânsito e a mobilidade dos moradores.

No fim da tarde, voltou a chover na cidade, mas de forma mais branda. Há previsão de novos temporais para a região nos próximos dias.

Outras cidades da região também registraram chuvas expressivas. Entre as monitoradas por pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), destacam-se Candiba, com 30 mm, e Tanque Novo, com 36 mm. Nas demais localidades, não foram registrados volumes significativos ou os equipamentos estavam fora de funcionamento.

imagem de satélite Guanambi
Nuvens carregadas pairaram sobre a região durante a tarde – Fonte: Windy.com

 

Previsão

A previsão indica que o tempo deve continuar chuvoso na Região de Guanambi pelo menos até terça-feira (26) devido a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas). Novos temporais podem ocorrer.

Na manhã desta sexta-feira, o Inmet emitiu alerta para 242 municípios baianos. Com o avançar do fim de semana, os alertas devem ser atualizados.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas