Água milagrosa do Rio São Francisco atrai turistas e romeiros de todo Brasil

A água do Rio São Francisco, que infiltra pelas Grutas dos Mártires e da Água de Milagres, é considerada milagrosa e transformou esses locais em destinos de fé e curiosidade. Turistas e romeiros de diversas partes do Brasil são atraídos tanto pela busca de graças quanto pelo encanto das histórias que envolvem a região.

As águas claras e serenas do Velho Chico estão localizadas em uma das grutas do Santuário de Bom Jesus da Lapa, na cidade baiana de Bom Jesus da Lapa, conhecida por abrigar a terceira maior romaria do Brasil. Esse santuário é um ponto de encontro para devotos e curiosos, que visitam o local em busca de experiências espirituais e histórias de milagres.

Com 35 metros de comprimento, a Gruta da Água de Milagre é cercada por pedras calcárias, algumas delas cristalizadas. “É uma das grutas mais bonitas do Santuário, com um ambiente recheado de sinais únicos nas paredes rochosas e histórias marcantes de milagres, de que pessoas bebem da água que passa entre as rochas”, explica o guia turístico Henrique Estevão.

A gruta está localizada no centro da cidade e pode ser visitada todos os dias, sem custo. “Antigamente, as pessoas passavam agachadas, mas hoje o espaço foi adaptado, com iluminação, corrimões e sempre com um guia acompanhando os visitantes, especialmente os romeiros”, acrescenta Estevão.

Durante o percurso pelas pedras até a fonte da “Água Milagrosa”, é possível observar os detalhes e sentir o cheiro da terra molhada.

A Jornada pela Gruta

A primeira parada dessa jornada é em frente aos três “instrumentos da Folia de Reis”, esculpidos pela natureza. São três pedras que emitem sons distintos, como tambor, pandeiro e zabumba, criando um ambiente único para os visitantes.

Seguindo um pouco mais adiante, chega-se à Água de Santa Luzia, onde os romeiros podem tocar na água e passar nos olhos. “Há relatos de pessoas que se curaram dos olhos com essa água. Santa Luzia é a nossa protetora da visão. Antigamente, a gruta se chamava ‘Gruta de Santa Luzia’, mas depois foi renomeada para ‘Água dos Milagres'”, explica Estevão.

À direita de quem entra na gruta, é possível ver pinturas naturais na rocha que representam o Menino Jesus Bebê, o Cavalo de São Jorge, São Jorge com sua espada e o Peixe, simbolizando a multiplicação dos pães.

O Coração da Gruta

Todo esse percurso é feito em menos de 3 minutos, mas com um ambiente deslumbrante até chegar no Coração da Gruta — onde se encontra a imagem de São Judas Tadeu e, ao lado, a Pedra do Pedido, uma formação rochosa que lembra um coração humano, além de uma pintura natural que simboliza o Espírito Santo.

O ritual da pedra é simples: basta fechar os olhos, fazer três pedidos, tocar com a mão direita no coração da pedra com fé e esperar que os pedidos se realizem.

O Rio São Francisco

No final da gruta, chega-se ao local onde as águas do Rio São Francisco chegam cristalinas. “O último relato de cura que escutei foi de um senhor que se curou das sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele veio aqui agradecer por essa benção. São tantos milagres que não consigo nem contar”, compartilha o guia, emocionado.

Embora não seja permitido se banhar nas águas, os visitantes podem pegar um pouco da ‘Águá Milagrosa’ do Rio São Francisco. Muitos fiéis levam a água em garrafas, enquanto outros preferem jogar a água no local, confiantes de que o milagre se realizará assim que saírem da gruta.

O Santuário do Bom Jesus é um lugar onde fé, história e natureza se encontram, fazendo de Bom Jesus da Lapa um destino especial para quem busca conexão espiritual e testemunhos de milagres.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile