A Bahia e outras áreas da Região Nordeste devem receber poucos volumes de chuva nos próximos dias devido à influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação atmosférica contribuirá para um clima mais seco, especialmente nas regiões do centro-leste e sertão do estado.
A influência do VCAN, que avança em direção ao continente, tende a reduzir as instabilidades, mantendo o tempo firme em boa parte da Bahia. Apesar disso, áreas no oeste e centro-sul do estado ainda podem registrar pancadas de chuva, com volumes inferiores a 20 mm, especialmente no início da semana.
Nas demais regiões, como o centro-leste e o sertão, o predomínio deve ser de sol e temperaturas elevadas, assim como no sertão pernambucano e alagoano, e no sudeste do Piauí.
O centro-leste da Bahia, que inclui a capital Salvador, deve registrar dias com variação de nebulosidade e pouca possibilidade de chuvas significativas. Já no sertão, o calor seco deve predominar, com temperaturas que podem ultrapassar os 35°C.
O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) é uma formação atmosférica característica das regiões tropicais, geralmente presente entre 9 e 12 km de altitude. Esse sistema é marcado por uma circulação de ventos no sentido horário, que gera áreas de divergência e convergência de ar. Nas bordas do VCAN, a convergência favorece a formação de nuvens e chuvas, enquanto em seu núcleo, predominam o ar seco e a subsidência, o que inibe a formação de precipitações.
Essa dinâmica pode trazer períodos de tempo seco e quente para regiões sob sua influência direta, como é o caso da Bahia nos próximos dias, impactando atividades agrícolas e aumentando os riscos de baixa umidade do ar.
Previsão para os próximos dias
Nesta segunda-feira, 2 de dezembro, o Inmet divulgou o informativo meteorológico com a previsão do tempo até o próximo dia 9 em todo o país.
De acordo com o órgão, a semana será marcada por chuvas intensas em diversas regiões, com destaque para o Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de temperaturas elevadas, especialmente no Norte e Nordeste.