O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou os alertas de chuva para todo o país na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro. Ao todo, mas de 3 mil municípios de de 18 estados e o Distrito Federal podem receber chuvas volumosas nas próximas 24 horas.
Na Bahia, 35 municípios do Extremo-Oeste, e Vale São-Franciscano estão sob alerta amarelo, que indica possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h.
Segundo o Inmet, estas condições representam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Mesmo assim, recomenda-se algumas precauções em casos de temporais, como evitar abrigo e estacionar debaixo de árvores e de placas publicitárias, pois há risco de descargas elétricas e quedas.
O alerta inclui os municípios de Angical, Baianópolis, Barreiras, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Iuiu, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Medeiros Neto, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, um alerta laranja indica chuvas mais volumosas em 1.354 municípios dos estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h.
Nestas localidades, os ricos são maiores para alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e ganhos, descargas elétricas e corte de energia.
Acompanhe os alertas meteorológicos do Inmet
VCAN
A Bahia e outras áreas da Região Nordeste devem receber poucos volumes de chuva nos próximos dias devido à influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação atmosférica contribuirá para um clima mais seco, especialmente nas regiões do centro-leste e sertão do estado.
A influência do VCAN, que avança em direção ao continente, tende a reduzir as instabilidades, mantendo o tempo firme em boa parte da Bahia. Apesar disso, áreas no oeste e centro-sul do estado ainda podem registrar pancadas de chuva, com volumes inferiores a 20 mm, especialmente no início da semana.