Quatro tremores de terra foram registrados na Bahia em novembro

A Bahia registrou quatro tremores de terra ao longo do mês de novembro de 2024, segundo o boletim sísmico divulgado nesta terça-feira, 3 de dezembro, pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Os eventos ocorreram em diferentes municípios, com magnitudes variando entre 1,5 mR e 1,8 mR.

Em relação a outubro, houve diminuição na atividade sísmica no estado, tanto em quantidade, quanto por intensidade. No mês anterior, foram registrados nove tremores, sendo o mais forte na cidade de Camamu, com uma magnitude de 2,2 mR.

O primeiro tremor registrado no estado em novembro aconteceu no dia 7 de novembro, às 19h01 (UTC), em Cansanção, com magnitude de 1,8. Em seguida, no dia 10 de novembro, às 3h36 (UTC), foi a vez de Jaguarari, onde um evento de magnitude 1,7 foi detectado. Jacobina registrou dois tremores consecutivos: o primeiro em 22 de novembro, às 20h08 (UTC), com magnitude de 1,7, e outro pouco depois, em 23 de novembro, à 0h13 (UTC), de magnitude 1,5.

Os dados fazem parte do monitoramento realizado pela Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE), operada pelo LabSis. Os registros são analisados com precisão limitada, podendo apresentar incertezas epicentrais de até 10 quilômetros. O laboratório destacou que as análises podem ser revisadas nos próximos meses, à medida que novas informações forem coletadas de estações que não transmitem dados em tempo real.

Além da Bahia, o relatório aponta tremores em outros estados do Nordeste, incluindo Ceará, Alagoas e Pernambuco, totalizando nove eventos sísmicos na região durante o mês de novembro.

No Ceará, foram registrados dois eventos, um em Beberibe, no dia 2 de novembro, com magnitude 1,5, e outro em Moraújo, no dia 19, com magnitude 1,9. Em Alagoas, os municípios de São Brás e Traipu registraram tremores nos dias 14 e 19, ambos com magnitude 1,7.

Já em Pernambuco, o município de Caruaru foi palco do evento de maior magnitude do mês na região, 2,2, ocorrido em 14 de novembro. Esses registros demonstram a atividade sísmica dispersa e de baixa intensidade no Nordeste, monitorada continuamente pela rede sismográfica operada pelo laboratório.

O que são tremores de terra?

Tremores de terra ou sismos são vibrações naturais da crosta terrestre causadas por movimentos em falhas geológicas. A magnitude, medida por sismógrafos, reflete a energia liberada no epicentro. Apesar de os eventos registrados na Bahia serem considerados de baixa intensidade, podem ser sentidos pela população local, dependendo da proximidade com o epicentro e das características geológicas da região.

Tremores com magnitudes menores do que 3 mR geralmente não são perceptíveis. Já os tremores que costumam causar danos estruturais geralmente possuem magnitude superior a 5 mR.

Recomendações de segurança

Embora seja pouco provável a ocorrência de tremores severos no Brasil, o LabSis destacou medidas de segurança , como buscar abrigo em locais seguros, proteger a cabeça e evitar áreas próximas a objetos que possam cair.

O boletim sísmico completo está disponível no site oficial do LabSis e apresenta informações detalhadas sobre os eventos registrados em toda a região Nordeste.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile