A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu um grande passo no fortalecimento da sua pós-graduação stricto sensu, com a aprovação de sete novos cursos de mestrado e doutorado para 2025 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Com as aprovações, todos os Centros de Ensino da instituição passam a ofertar cursos de pós-graduação, o que amplia o leque de opções acadêmicas e reforça o compromisso da UFRB com o desenvolvimento regional.
Segundo a UFRB, os novos cursos aprovados incluem mestrados acadêmicos em Artes e em Culturas, Linguagens e Territórios, ambos no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, e em Engenharia Elétrica e Computação, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas.
Além disso, foram aprovados doutorados acadêmicos em Arqueologia e Patrimônio Cultural e em Comunicação, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira/São Félix; em Defesa Agropecuária e em Recursos Genéticos Vegetais, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas; e, por fim, um doutorado profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, no CAHL.
Simone Alves, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), destaca que as propostas dos novos cursos foram submetidas por meio do edital de Avaliação de Propostas de Novos Cursos (APCN) da CAPES, e receberam avaliação positiva, atestando a qualidade dos projetos.
“A aprovação foi um reflexo do comprometimento institucional e da qualidade do trabalho desenvolvido pela UFRB em áreas essenciais como pesquisa, pós-graduação e inovação”, afirmou Simone.
A aprovação dos novos cursos de doutorado também marcam o fim de uma lacuna de 13 anos sem expansão nesse nível acadêmico. Até 2024, a UFRB possuía apenas dois programas de doutorado e agora celebra a aprovação de cinco novos. Em nível de mestrado, três novos programas foram aprovados, aumentando para 22 a oferta de cursos desse nível.
A pró-reitora ainda ressalta que a expansão dos cursos de pós-graduação está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade e a sua missão de promover o desenvolvimento local.
“A UFRB reafirma seu papel no fortalecimento da educação superior na região, contribuindo para a formação de profissionais altamente capacitados e para a superação de desafios econômicos históricos”, concluiu Simone.