24 C
Guanambi
23.2 C
Vitória da Conquista

Governo autorizou novas vagas para concursos e processos seletivos nas universidades estaduais da Bahia

Mais Lidas

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, medidas para fortalecer o ensino superior público no estado.

Durante o terceiro encontro de 2024 com os reitores das universidades estaduais, o chefe do Executivo autorizou o envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para reajustar os salários do magistério público, reestruturar a remuneração de técnicos e analistas universitários e ampliar as vagas para concursos e contratações por Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

De acordo com o governo, as iniciativas visam atender demandas históricas das universidades estaduais e fazem parte de um esforço do governo para valorizar a educação superior e melhorar as condições de ensino e trabalho. “Investir nas universidades estaduais é garantir que a educação superior continue a transformar vidas e impulsionar o crescimento do estado. Os anúncios de hoje são parte desse compromisso”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Novas vagas e contratações

Entre as ações anunciadas, destaca-se a ampliação de vagas para concursos e processos seletivos nas universidades estaduais:

Uneb: Ampliação de 16 vagas no concurso do edital nº 034/2022 e contratação de 27 professores substitutos via Reda.

Uesb: Autorização para contratar 70 servidores, sendo 39 de nível superior e 31 de nível médio, também via Reda.

Uesc: Inclusão de uma vaga adicional no concurso do edital nº 044/2022 para professor assistente e contratação de três professores substitutos e auxiliares temporários via Reda.

Uefs: Abertura de concurso para 14 vagas de analista e técnico universitário, além da contratação de 24 professores visitantes e 51 servidores administrativos via Reda.

Diálogo reforçado com as universidades

A reitora da Uneb, Adriana Marmori, destacou a relevância do diálogo contínuo entre o governo e as universidades. “Estamos vivendo um período muito positivo, em que o governo tem mostrado disposição para ouvir e atender às demandas da comunidade acadêmica”, afirmou.

A reunião também contou com a participação da reitora da Uefs e presidenta do Fórum de Reitores, Amali Mussi; do reitor da Uesb, Luiz Otávio de Magalhães; e do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes. Segundo Amali Mussi, o governo tem demonstrado compromisso com o fortalecimento das universidades, investindo em melhorias concretas e ouvindo as demandas das instituições.

Investimentos crescentes

Entre 2022 e 2023, os investimentos nas universidades estaduais cresceram 19,6%, e a previsão para 2025 é de R$ 2,6 bilhões em recursos destinados a infraestrutura, custeio e pessoal. As medidas anunciadas no encontro reforçam o papel estratégico das universidades no desenvolvimento social e econômico da Bahia.

A reunião contou ainda com a presença de secretários estaduais, como Jonival Lucas (Relações Institucionais), Rowenna Brito (Educação), Edelvino Góes (Administração), Manoel Vitório (Fazenda) e Carlos Melo, secretário em exercício da Casa Civil.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas