Cerca de 120 profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de 12 municípios da região Sudoeste participaram da 3ª Olimpíada Regional do Samu 192, realizada neste domingo, 8 de dezembro.
De acordo com informações da Ascom da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a programação se dividiu entre as atividades teóricas e práticas, realizadas nas instalações do Cemae, e testes de aptidão física, nas imediações do Boulevard Shopping.
Depois de responderem a uma prova teórica, os profissionais tiveram de mostrar suas habilidades práticas e, em seguida, dividiram-se em duplas para percorrer um trajeto com obstáculos, onde precisaram contar tanto com a resistência física quanto com a capacidade de trabalhar em grupo.
“Sem dúvida, é um momento muito importante, porque é através do aprimoramento que nós levamos mais qualidade à assistência prestada aos nossos usuários”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron.
Responsável por dar instruções aos colegas durante as atividades, o enfermeiro Gustavo Cabral observou que, além das avaliações, houve a preocupação em estabelecer a união entre os participantes.
“Fizemos um treinamento onde pudemos verificar a condição teórica, as habilidades práticas e também a aptidão física, e que a gente possa também reunir todas as pessoas que estão juntas neste propósito do Samu 192, assim como também os convidados e parceiros”, informou.
Já o médico regulador Joabe Ribeiro comentou acerca da oportunidade de aprendizado sobre o trabalho dos profissionais no atendimento à população. “Um evento como este é de suma importância, porque é uma revisão da nossa capacitação, que nós tivemos quanto entramos para o Samu 192. Além disso, é uma atualização de todos os protocolos”, explicou Joabe.