21.1 C
Guanambi
19.1 C
Vitória da Conquista

Homem foi detido após ser flagrado com surubim de um metro durante piracema no Rio São Francisco

Mais Lidas

Um homem de 56 anos foi detido nesta terça-feira, 10 de dezembro, pela Polícia Militar de Meio Ambiente em Januária, no Norte de Minas Gerais.

Ele foi flagrado pescando de forma ilegal no Rio São Francisco. Durante a abordagem, os policiais apreenderam um surubim de aproximadamente um metro de comprimento e 10 quilos, além de redes de pesca.

A ação ocorreu durante uma operação de combate à pesca predatória. O homem foi abordado enquanto pescava de barco no rio. Em sua propriedade, localizada às margens do São Francisco, os policiais encontraram mais redes de pesca.

Segundo a PM, a pesca de espécies nativas e o uso de apetrechos como redes e tarrafas estão proibidos no período da piracema, que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro. O surubim apreendido é uma espécie protegida pelas restrições.

Ainda segundo a PM, o pescador apresentou uma Licença de Pescador Profissional, mas o documento não isenta a proibição de capturar espécies nativas durante a piracema. Além da detenção, ele foi autuado em mais de R$ 43 mil e teve seu barco, o motor e os apetrechos de pesca apreendidos.

O homem foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Januária. O registro da ocorrência será encaminhado a diversos órgãos, incluindo o Ministério da Agricultura (Mapa), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério Público de Minas Gerais (MPBA) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), para a adoção de medidas cabíveis.

Período de piracema

A piracema é o período reprodutivo dos peixes, quando muitas espécies nativas sobem os rios para desovar. Nesse intervalo, a pesca é rigorosamente controlada para garantir a preservação ambiental e a sustentabilidade da fauna aquática.

A Polícia Militar de Meio Ambiente, Ibama e órgão estaduais de fiscalização ambiental realizam as fiscalizações e reforçam que a prática de pesca ilegal prejudica o ecossistema e está sujeita a punições severas, como multas e detenção.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas