Bahia tem alertas de chuvas ou de baixa umidade em várias regiões

Três alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estão vigentes para várias regiões da Bahia nesta quarta-feira, 11 de dezembro.

As condições apontadas pelo órgão indicam baixa umidade em grande parte do estado e possibilidade de chuvas em áreas próximas às divisas com Minas Gerais e Espírito Santo.

Baixa umidade

O alerta de baixa umidade, de cor amarela e classificado como de perigo potencial, abrange 211 municípios nas regiões Centro-Norte, Centro-Sul, Extremo-Oeste, Nordeste e Vale São-Franciscano.

Os índices de umidade relativa podem variar entre 20% e 30%, condições típicas para este tipo de alerta. O aviso começou ao meio-dia e é válido até as 19h desta quarta-feira.

Chuvas intensas

Os alertas de chuvas intensas, também emitidos pelo Inmet, vigoram até as 10h desta quinta-feira, 12 de dezembro. Esses avisos abrangem 76 municípios nas regiões Centro-Sul, Extremo-Oeste e Sul do estado.

Alerta amarelo: A maior parte das cidades está sob este alerta, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos com rajadas entre 40 e 60 km/h.

Alerta laranja: Quatorze municípios da região Sul também estão sob alerta laranja, com estimativa de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de rajadas de vento mais intensas, que podem atingir 60 a 100 km/h.

As condições meteorológicas previstas podem ocasionar riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Cidades sob alertas de chuva: Alcobaça, Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belmonte, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caatiba, Caculé, Caetité, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Caravelas, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Encruzilhada, Eunápolis, Feira da Mata, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Ibirapuã, Igaporã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lagoa Real, Lajedão, Licínio de Almeida, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Mascote, Matina, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Nova Viçosa, Palmas de Monte Alto, Pau Brasil, Pindaí, Piripá, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Jânio Quadros, Riacho de Santana, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio, Santa Cruz Cabrália, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi, Vereda e Vitória da Conquista.

Obs: as cidades em negrito estão sob alerta laranja

Precauções

Em caso de rajadas de vento ou tempestades, é importante adotar medidas de segurança para evitar acidentes. Recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem se desprender.

Sempre que possível, também é importante desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para reduzir o risco de danos em equipamentos e prevenir incidentes causados por oscilações ou interrupções no fornecimento de energia.

Já em localidades sob alerta de baixa umidade, a recomendação é para reforça a ingestão de líquido, principalmente água, além de evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Veja mais detalhes sobre os alertas

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile