A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou nesta terça-feira, 10 de dezembro, no Diário Oficial do Município, o termo de autorização para a abertura de um processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de 269 vagas temporárias e formação de cadastro de reserva.
A medida visa atender a necessidades temporárias de excepcional interesse público, especialmente na área da educação.
O processo seletivo abrangerá diversas funções, como Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Obras e Serviços, Oficialde Obras e Serviços, Agente de Serviços Especiais, Monitor Escolar, Instrutor de Artes/Esportes/Música, TécnicoAdministrativo/Intérprete de Libras, Motorista, Professor Fundamental I – Nível II, Professor Fundamental II – Nível II,Assistente Social, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta.
De acordo com o termo assinado pela prefeita Sheila Lemos Andrade, a autorização do processo seletivo atende a solicitações da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e busca suprir demandas decorrentes da expansão da rede municipal de ensino, que é a terceira maior da Bahia.
Entre as justificativas para o preenchimento das vagas estão:
- Garantir profissionais específicos para atender alunos com necessidades especiais.
- Ampliar os serviços de manutenção e infraestrutura das escolas na zona urbana e rural.
- Suprir demandas de escolas nucleadas em áreas de difícil acesso.
- Melhorar o atendimento em educação especial e inclusão escolar.
Além disso, o cadastro de reserva permitirá que o município preencha vagas futuras de maneira ágil, considerando a grande extensão territorial e a complexidade da rede de ensino.
Com a publicação do termo, a Secretaria Municipal de Gestão e Inovação foi autorizada a nomear uma Comissão de Supervisão e Acompanhamento para conduzir o processo seletivo.
O edital com mais detalhes, incluindo cronograma, critérios de seleção e salários, deverá ser publicado nos próximos dias. O processo seletivo será realizado dentro dos limites e condições estabelecidos em conjunto pelas Secretarias Municipais de Finanças, Educação e Gestão.