back to top
23.7 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Banco Central indica crescimento acumulado de 3,7% na economia até outubro

Mais Lidas

O boletim Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de outubro, divulgado nesta sexta, 13 de dezembro pelo Banco Central, mostra crescimento de 3,7% da atividade econômica brasileira, entre janeiro e fevereiro deste ano. Na comparação com outubro do ano passado, o crescimento é de 3,4%. No mês de outubro, atividade subiu 0,1% em relação ao mês anterior.

Segundo a Agência Gov, o IBC-Br confirma projeções que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem feito ao longo das últimas semanas. Ele diz que o PIB brasileiro vai crescer 3,5% neste ano.

Também nesta sexta, o IBGE divulgou sua Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, que indica a atividade fabril em sintonia com os números do BC.

Na comparação com outubro de 2023, a indústria avançou 5,8% e as taxas positivas foram verificadas em 16 dos 18 locais pesquisados. Já no acumulado em 12 meses houve alta de 3,0%, com 17 dos 18 locais analisados mostrando resultados positivos, enquanto o índice acumulado no ano teve expansão de 3,4%, com resultados positivos em todos os 18 locais observados. A indústria nacional está 2,6% acima do seu nível pré-pandemia.

A força da produção industrial é confirmada pela pesquisa, apesar de um recuo de 0,2% na comparação com setembro deste ano, em virtude da diminuição de ritmo em quatro dos 15 locais investigados. As maiores quedas foram registradas por Rio Grande do Sul (-1,4%) e Rio de Janeiro (-1,3%).

Maior parque industrial do país, São Paulo avançou 2,0% de setembro para outubro, a maior influência positiva no resultado da indústria nacional. Trata-se da segunda taxa positiva seguida da indústria paulista, acumulando um ganho de 3,1%.

“Os setores de veículos automotores; produtos químicos; e máquinas, aparelhos e materiais elétricos foram os que mais influenciaram a dinâmica da indústria do estado. Esse resultado deixa a indústria paulista 3,8% acima do seu patamar pré-pandemia e 19,5% abaixo do seu nível mais alto, alcançado em março de 2011”, afirma Bernardo Almeida, analista da PIM Regional.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas