Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a 14ª fase da Operação Unus Corpos foi deflagrada em Salvador, cidades da região metropolitana e diversas localidades do interior da Bahia.
A operação resultou na prisão de mais de 624 suspeitos, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Piripá, investigado por tentativa de homicídio.
Os mandados foram cumpridos em todo o estado, com destaque para o sudoeste da Bahia, que concentrou mais da metade das ações. A operação, conduzida pelos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e Metropolitana (Depom), tem como foco reduzir a criminalidade e retirar de circulação indivíduos de alta periculosidade.
De acordo com o balanço divulgado pela Polícia Civil, os números de prisões foram:168 por crimes contra a vida, 173 por tráfico de drogas, 144 por crimes contra o patrimônio, 70 relacionados à violência doméstica, 56 por estupro e 151 por outros delitos.
Além disso, nove medidas judiciais foram executadas contra internos do sistema prisional suspeitos de comandar ações criminosas externas.
A operação também resultou na apreensão de: 64 armas, 33 veículos e mais de R$ 188 mil em espécie.
Destaques das Prisões
- Santo Amaro (Recôncavo): Durante buscas, policiais enfrentaram homens armados. Um suspeito foi baleado e não resistiu. Outros dois fizeram uma pessoa refém, que foi resgatada sem ferimentos.
- Jacobina (Povoado de Junco): Um homem foi preso com R$ 55 mil escondidos dentro de uma boneca, possivelmente ligados ao tráfico de drogas.
- Maragogipe (Recôncavo): Um chefe de facção criminosa foi preso, investigado por vários homicídios, incluindo um assassinato filmado em janeiro.
- Juazeiro (Norte): Um dos maiores distribuidores de drogas do Vale do São Francisco foi detido. Foram apreendidos 2,5 kg de cocaína, maconha, munições e uma arma artesanal.
- Casa Nova (Norte): Uma mulher foi presa por homicídios e tráfico de drogas, com envolvimento nas mortes de duas vítimas, uma em setembro no distrito de Santana do Sobrado.
- Amargosa (Vale do Jiquiriçá): Dois homens foram flagrados com 35 quilos de drogas enterrados, motocicletas usadas no transporte e cinco mil pinos para embalar entorpecentes.
A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, destacou a importância da prisão do presidente da Câmara de Piripá. “Sabemos o impacto que uma figura política desse porte causa em uma comunidade pequena. Foi uma ação essencial para garantir a ordem em Piripá”, afirmou, ao programa Bahia Meio Dia.