O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Informativo Meteorológico semanal com a previsão do tempo para o período entre 16 e 23 de dezembro.
A expectativa é de chuvas expressivas em várias regiões do país, enquanto o Nordeste segue com temperaturas elevadas e baixa probabilidade de precipitação em grande parte do interior.
O prognóstico do órgão aponta que as instabilidades permanecem em grande parte do país; destaque para chuvas intensas no Sudeste e Norte
Previsão de Chuvas por Região
Região Norte
Instabilidades associadas ao calor e à alta umidade devem provocar pancadas de chuva em grande parte da região, com volumes previstos entre 30 mm e 50 mm. Em áreas do centro-oeste do Amazonas, oeste do Acre e sul do Pará e Tocantins, os acumulados podem ultrapassar 100 mm. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá provocar volumes acima de 100 mm.
Região Nordeste
A previsão é de chuvas fracas na faixa leste e norte do Nordeste, enquanto no interior predominará o tempo quente e seco. No oeste da Bahia e sudoeste do Maranhão, os acumulados não devem passar dos 20 mm.
Região Centro-Oeste
As instabilidades devem persistir, resultando em chuvas significativas no Mato Grosso do Sul, em Goiás e em grande parte do Mato Grosso. Os volumes acumulados podem atingir 40 mm ou até ultrapassar 100 mm em localidades pontuais.
Região Sudeste
No Sudeste, a semana será marcada por chuvas volumosas devido a instabilidades causadas pelo sistema oceânico. Destaque para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde os acumulados poderão superar 100 mm. Em São Paulo, a semana inicia com tempo firme, mas a partir do dia 20 de dezembro, o cenário muda, com possibilidade de chuvas expressivas.
Região Sul
A previsão indica chuvas entre 20 mm e 50 mm no centro-norte da região, com volumes mais expressivos no Paraná e em pontos específicos do Rio Grande do Sul.
Temperaturas Observadas
Durante os últimos dias, as temperaturas máximas continuaram elevadas no país, com destaque para o Nordeste, onde os termômetros ultrapassaram os 36°C em algumas localidades. As maiores temperaturas foram registradas em Diamantino (MT) com 39,7°C e Petrolina (PE) com 39,4°C.
Já as temperaturas mínimas ficaram mais baixas no Sul e Sudeste, com destaque para Bom Jardim da Serra (SC) e Pico do Couto (RJ), onde os termômetros marcaram 6,9°C e 9,5°C, respectivamente.
Resumo das Condições Observadas
- Chuva: Acumulados expressivos foram observados no Amazonas, Acre, Pará, Tocantins, Centro-Oeste e Sudeste, com volumes acima de 50 mm. Regiões como o centro-leste do Nordeste apresentaram baixa precipitação ou ausência de chuvas.
- Temperatura: Máximas ultrapassaram 36°C no Nordeste, enquanto no Sul e Sudeste, mínimas mais baixas chegaram a 6,9°C.
Com a previsão de novas instabilidades e volumes expressivos de chuvas principalmente no Sudeste, Norte e Centro-Oeste, recomenda-se atenção especial em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.
Veja o Informativo Meteorológicos 38/2024 na íntegra