Mais de 40 empreendimentos da agricultura familiar de diversos territórios baianos passaram a contar com a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA), com a entrega do Certificado de Equivalência dos Serviços de Inspeção aos Consórcios Públicos da Bahia.
O ato de entrega aconteceu durante a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que encerrou neste domingo, 15 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador.
O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), dos Consórcios Públicos e de empreendimentos da agricultura familiar.
“Tudo isso é resultado de muito trabalho em conjunto, que envolve Governo do Estado, Consórcios Públicos, Prefeituras Municipais e associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia. Na Feira, foi possível conferir de perto o resultado desse trabalho, com produtos de qualidade e inovadores”, ressaltou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
Camila Pereira dos Santos, presidente da Associação Agropastoril Quilombola de Barra do Parateca, município de Carinhanha, e coordenadora da beneficiadora de ovos instalada na comunidade, que está recebendo a certificação do Susaf, via Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (CDS Velho Chico), destacou que a certificação vai a alavancar o empreendimento, que já comercializa os ovos.
“É uma nova oportunidade e um novo degrau que a gente sobe. É assim, que a gente está alcançando os nossos objetivos, através da agricultura familiar e do trabalho do quilombo. É um momento muito rico para nós, esse reconhecimento, essa retratação histórica, pela qual que a gente vem lutando há tanto tempo.
A nossa realidade é a da agricultura familiar, que nos proporciona uma vida melhor, uma alimentação que você sabe de onde está vindo e é bom saber que esse alimento está chegando a outras mesas de uma maneira saudável, alimentando a própria família e as outras, tendo renda. Então, nesse momento, é só de agradecer”, ressalta Camila.
Segybdo a CAR, receberam o certificado o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (Chapada Forte), o Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (Consid), o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir), o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (CDS Velho Chico), o Consórcio Sustentável Território do São Francisco (Constesf) e o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal).
Sobre o Susaf
A adesão ao Susaf/BA vai permitir aos estabelecimentos com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a comercialização de produtos em todo o estado da Bahia, fortalecendo a agricultura familiar e as agroindústrias de pequeno porte, promovendo um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável.
O Susaf, criado pela Lei nº 14.636, de 28 de novembro de 2023 é um sistema que busca a equivalência entre os Serviços de Inspeção Municipal e Estadual, por meio da harmonização e padronização de procedimentos, visando à inocuidade dos produtos e segurança alimentar, simplificando a venda de produtos da agricultura familiar e de agroindústrias de pequeno porte, ampliando o mercado, podendo comercializar em todo território baiano, fortalecendo e qualificando o SIM.
Sobre a 15ª Feira
Realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA), a Feira contou com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e o patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.