Mil castrações de cães e gatos. Esse é o número registrado pelo Castramóvel – unidade itinerante do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) – de maio até o momento.
A ação foi implantada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), com o objetivo de levar a cirurgia para o maior número possível de localidades cujos moradores não têm fácil acesso ao Casa, garantindo saúde e bem-estar dos animais domésticos, ao prevenir doenças e atuar no controle hormonal, e daqueles bichos que moram nas ruas.
Segundo a gestão municipal, em sete meses, foram mais de 1200 atendimentos em 23 localidades entre a cidade e a Zona Rural. Cães machos, gatos e gatas foram castrados. Antes de serem encaminhados para o procedimento, os animais passaram pela avaliação da equipe veterinária do Castramóvel.
Conforme informou a secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a equipe está feliz com o resultado obtido. “Bater essa meta de mil castrações em seis meses é muito importante, porque atendemos animais de pessoas de baixa renda que não teriam condições de pagar e a castração é uma forma de diminuir o número de animais abandonados nas ruas do município, além de prevenir doenças como o TVT – Tumor Venéreo Transmissível Canino”, declarou.
A secretária explica que além dos bairros mais populosos, o Castramóvel prioriza localidades da Zona Rural devido ao número de animais que vivem na rua e sem acesso ao veterinário.
“O Castramóvel é uma política pública que trabalha voltado para o bem-estar animal e a população tem gostado muito. Temos resultados extraordinários”, afirma Ana Cláudia.
E para que essa política pública seja exitosa, a gestão municipal investiu em equipamentos, profissionais qualificados e a facilidade de acesso.
“Tivemos uma preocupação com a logística, os dias de atendimento, a equipe veterinária, que é formada por profissionais qualificados. Para atender as pessoas com maior eficiência e qualidade possível, uma equipe vai até o local por dois dias realizar o atendimento e, um dia antes, outra equipe vai preparar o local”, comentou a gestora, que promete atender todos os bairros de Vitória da Conquista com a unidade móvel.