25.4 C
Guanambi
21.6 C
Vitória da Conquista

Dez municípios da Bahia mudaram de tamanho desde 2022, IBGE divulgou novos mapas

Mais Lidas

Um total de 199 municípios brasileiros, incluindo dez da Bahia, mudaram de tamanho desde 2022. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira, 17 de dezembro, divididos em seis produtos da Coordenação de Estruturas Territoriais.

As divulgações são as Áreas Territoriais Brasileiras; a Malha Municipal Digital, versão 2023; a Atualização dos Mapas Municipais; os Municípios Limítrofes; as Alterações Toponímicas; e e a Divisão Territorial Brasileira.

Nesta edição de 2023, o IBGE disponibiliza os mapas dos municípios que tiveram atualizações de seus limites entre 1º de maio de 2022 e 31 de julho de 2023.

Na Bahia, as alteração de território aconteceram nos municípios de Antas, Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis, Novo Triunfo, Piripá, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto e Tremedal. (veja os nomes mapas)

A atualização no cálculo da Área Territorial para 2023 resultou no valor total da extensão territorial do Brasil de 8.510.417,822 km², indicando um ajuste de 0,051 km² na comparação com o valor publicado em 2022 (8.510.417,771 km²).

A documentação completa em relação às características técnicas, históricas e legais em relação ao uso da Malha Municipal Digital e dos valores das Áreas Territoriais está descrita no documento “Malha Municipal Digital e Áreas Territoriais 2023: Informações Técnicas e Legais para a Utilização dos Dados Publicados”, disponível na Biblioteca do IBGE .

O IBGE realizou, ainda, a atualização na lista de subdivisões municipais do país. Em relação ao ano anterior, o atual levantamento, referente a 2023, identificou o acréscimo de 54 novos distritos municipais, sendo 2 em Rondônia, 4 no Pará, 1 em Tocantins, 2 no Ceará, 3 em Pernambuco, 1 em Alagoas, 14 em Sergipe, 11 na Bahia, 12 em Minas Gerais, 3 em São Paulo e 1 no Rio Grande do Sul. Além disso, houve acréscimo de 2 subdistritos no Distrito Federal (Arapoanga e Água Quente).

No levantamento mais recente, referente a 2023, a estrutura territorial brasileira mantém 5.568 municípios desde 2013. Somam-se a esses municípios um Distrito Federal (Brasília) e um distrito estadual em Pernambuco (Fernando de Noronha).

O novo município de Boa Esperança do Sul, no estado do Mato Grosso, apenas será contabilizado a partir da próxima versão referente ao ano de 2024. Já as divisões intramunicipais passam por mudanças com maior dinamismo. Em 2022, totalizavam 10.670 distritos e 643 subdistritos. E em 2023, contamos com 10.724 distritos e 645 subdistritos.

IBGE disponibiliza a relação de Municípios Limítrofes

Com objetivo de apresentar as relações entre os municípios confrontantes em sintonia às informações da Divisão Territorial Brasileira, o IBGE disponibiliza hoje (17) a relação de Municípios Limítrofes. A análise se baseia integralmente na Malha Municipal Digital 2023.

O IBGE efetua o cadastro dos eventos ocorridos na Divisão Territorial Brasileira (DTB) com a finalidade de atualizar o conhecimento do território do País para estruturar as etapas operacionais de coleta de dados, apuração, análise e divulgação geográfica e estatística, associadas às Pesquisas Domiciliares, Estimativas Populacionais Anuais e Censos e demais estudos geocientíficos.

Segundo o Gerente da Divisão Territorial Brasileira da Coordenação de Estruturas Territoriais do IBGE, José Henrique da Silva, “como novidade, temos a geração de planilha de municípios limítrofes onde consta a relação dos municípios que fazem fronteira geográfica com outros municípios e as respectivas extensões da faixa de limites entre eles”, explicou.

Ressaltando ainda que “a referida divulgação tem como objetivo facilitar a visão das interações geográficas, culturais e socioeconômicas entre municípios vizinhos, permitindo análises de processos de conurbação, urbanização, desruralização, principais indústrias, comércios e serviços oferecidos por instituições e empresas, por exemplo, educação, saúde, lazer, coleta de lixo, mas também a vivência e percepção das pessoas que habitam e se relacionam com aquele território”.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas