Hospital Geral de Vitória da Conquista recebeu acelerador linear para tratamento do câncer

Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a saúde pública da Bahia deu mais um passo significativo na luta contra o câncer com a entrega do acelerador linear no Hospital Geral de Vitória da Conquista.

O equipamento de ponta permitirá a inauguração do primeiro serviço de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em uma unidade pública no sudoeste baiano, um avanço na regionalização do serviço estadual.

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, a entrega faz parte de um investimento federal destinado à ampliação e descentralização do tratamento oncológico na Bahia.

“Este equipamento permite tratar tumores muito pequenos com alta precisão, já que é possível obter imagens em tempo real da área que está sendo irradiada, preservando órgãos adjacentes. Essa precisão permite tratar tumores que não podem ser removidos cirurgicamente e, quando a cura não é possível, a radioterapia oferece alívio significativo aos pacientes, diminuindo dores e outros sintomas”, explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Além de Vitória da Conquista, novas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) estão previstas para cidades como Salvador, Irecê e Barreiras, com aceleradores lineares avaliados em mais de R$ 25 milhões, cada. A Bahia se prepara ainda para uma licitação internacional destinada à aquisição de mais equipamentos para expandir a rede de atendimento oncológico.

Roberta Santana destaca também a importância de regionalizar a assistência: “Com esses investimentos, estamos ampliando a oferta de procedimentos e reduzindo significativamente o deslocamento de pacientes do interior para a capital. Esse é um compromisso do Governo da Bahia: aproximar a saúde pública de quem mais precisa”.

Avanços recentes na saúde de Vitória da Conquista

A entrega do acelerador linear soma-se a outros investimentos recentes na saúde pública de Vitória da Conquista. Em julho deste ano, foram inaugurados o Hemocentro Regional, 20 novos leitos de UTI e o Serviço de Verificação de Óbitos, totalizando aproximadamente R$ 15 milhões em melhorias para a região.

O Hemocentro Regional, por exemplo, já ampliou a captação de bolsas de sangue em 320%, chegando a até 2.100 bolsas mensais. Já o Hospital Afrânio Peixoto também se encontra em expansão, com a construção de leitos de UTI e um Centro de Bioimagem.

Com esses investimentos, o Governo do Estado reafirma seu compromisso em fortalecer a saúde pública e promover a descentralização de serviços especializados, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para seus cidadãos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile