23.1 C
Guanambi
19.1 C
Vitória da Conquista

Últimas semanas do ano devem ter poucas chuvas no interior do Nordeste

Mais Lidas

Os últimos dias da primavera e as primeiras semanas do verão devem ser marcados por pouca chuva no interior da Região Nordeste, conforme apontam os dados das rodadas mais recentes dos principais modelos matemáticos de previsão do tempo.

Apenas o sul do Maranhão, o oeste do Piauí, o oeste da Bahia e a faixa de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo devem receber chuvas mais volumosas nos últimos dias de 2024. Essas áreas estão sob o regime de chuvas do Brasil Central, cujo período chuvoso tem início em novembro. Já as demais regiões, localizadas na Zona Equatorial, costumam ter chuvas mais regulares a partir de janeiro.

Por outro lado, o interior dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o nordeste da Bahia devem enfrentar as próximas semanas com pouca chuva e temperaturas elevadas. Os mapas de anomalia climática indicam chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média em grande parte da região durante esse período.

No litoral desses estados, também há previsão de chuvas, porém os volumes não devem ser muito significativos.

As temperaturas devem se manter elevadas principalmente nas regiões onde não há previsão de chuvas. Nos próximos dias, as máximas podem superar os 38°C em áreas do nordeste da Bahia e nas partes centrais dos outros estados nordestinos.

As chuvas mais expressivas neste final de ano devem se concentrar na Região Sudeste do país, com destaque para Goiás e Minas Gerais, onde os acumulados podem superar 200 milímetros (mm). Além disso, áreas do Mato Grosso, Tocantins e Amazonas também poderão receber volumes elevados de precipitação.

Já nesta semana, há formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve influenciar as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país, intensificando as chuvas nessas áreas.

Região de Guanambi

A Região de Guanambi, no Centro-Sul da Bahia, pode receber chuvas expressivas nos próximos dias. As temperaturas levemente acima do normal devem ajudar na formação destas precipitações ao fim do mês.

No entanto, estas chuvas devem ser mais uma vez irregulares, podendo superar a média prevista em algumas localidades e ficar abaixo do esperado em outras. As chuvas da região devem cair em forma de pancadas isoladas ou até mesmo de alguns temporais localizados.

Veja também: Alertas de chuva abrangem 87 municípios baianos nesta terça-feira

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas