O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) anunciou concurso público com 274 vagas para os cargos de Assistente Social Judiciário e Psicólogo Judiciário.
Foram publicados dois editais, com 137 vagas para cada área. O certame será conduzido pela Fundação Vunesp, responsável pela organização e execução de todo o cronograma.
As vagas abrangem a Comarca da Capital de São Paulo (1ª Região Administrativa Judiciária) e as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões Administrativas Judiciárias.
Do total de vagas para cada cargo, 20% serão destinadas a candidatos que se autodeclararem negros ou pardos, 5% para pessoas com deficiência (PCD) e 3% para candidatos indígenas.
Distribuição das vagas
- Assistente Social Judiciário: 137 vagas;
- Psicólogo Judiciário: 137 vagas.
O salário inicial é de R$ 9.061,53. Vale ressaltar que os aprovados também terão direito a benefícios, entre os quais o TJSP oferece auxílios para alimentação, saúde e transporte.
Inscrições e isenção de taxa
As inscrições para o concurso do TJSP poderão ser realizadas entre os dias 8 de janeiro e 10 de fevereiro de 2025, no site da Vunesp, com taxa de R$ 96,00. A carga horária é de 30 horas semanais para ambos os cargos.
Não haverá isenção integral da taxa de inscrição. Há a possibilidade de isenção de 50% para candidatos que estejam assegurados pela Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007, que prevê, entre outros requisitos, que o candidato tenha remuneração mensal inferior a dois salários-mínimos ou esteja desempregado.
Segundo o edital específico para a área de Assistente Social Judiciário, o candidato deverá ter concluído, até a data da posse, o curso de Ensino Superior em Serviço Social, em instituição reconhecida pelo MEC, com diploma registrado no órgão competente.
O edital da área de Psicólogo Judiciário destaca que os requisitos para se candidatar incluem a conclusão, até a data da posse, do curso de Ensino Superior em Psicologia, em instituição reconhecida pelo MEC, com diploma registrado no órgão competente.
O processo seletivo será composto por duas etapas. Na primeira, os candidatos serão submetidos à prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda etapa contará com a prova de títulos, entrevista de heteroidentificação (para candidatos inscritos na Lista de Candidatos Negros e Indígenas) e perícia médica (para candidatos inscritos na Lista Especial).
As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 6 de abril de 2025, com duração de 5 horas. Elas consistirão em 100 questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas de resposta.
O concurso terá validade de dois anos a partir da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do TJSP. Durante esse período, o concurso pode ser aproveitado para preencher cargos vagos ou novos cargos que venham a ser criados, dependendo das necessidades do serviço e da disponibilidade orçamentária.