A Prefeitura de Vitória da Conquista vai inaugura na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, a Central de Monitoramento Muralha Digital, que está localizada na Avenida Juracy Magalhães, onde funciona o Hub Conquista.
A fiscalização eletrônica do trânsito está prevista para iniciar em 1º de janeiro de 2025, e o principal objetivo é reduzir o índice de acidentes. De janeiro a novembro deste ano foram 2.683 sinistros com vítimas.
De acordo a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a parte de videomonitoramento já está em fase experimental, apenas restando ajustes de rede. Também está em andamento a expansão da área monitorada, que inclui vias das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. São 40 câmeras de videomonitoramento, todas identificadas com sinalização vertical e com os dizeres: “Via com Trânsito Monitorado”.
Os equipamentos metrológicos de velocidade (popularmente conhecidos como radares) já foram aferidos. Servidores do Simtrans, que serão responsáveis por operar o sistema de monitoramento, já passaram por treinamento. A expectativa é de que outros órgãos, como Guarda Municipal e Samu 192, também sejam integrados à equipe.
O sistema do Muralha Digital será operado a partir do Centro de Comando e Controle (CICC), localizado na sede do HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães.
Acidentes de trânsito
Com a Muralha Digital, um dos objetivos do Governo Municipal é levar os condutores a observar a sinalização que regulamenta os limites de velocidade, e com isso reduzir os acidentes de trânsito. Dados do Samu 192 revelam que o número de acidentes de trânsito com vítimas em 2024, até o final de novembro, foi de 2.683 – ou seja, um aumento de 23,64% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 2.170 sinistros.
Já o número de acidentes sem vítimas teve uma ligeira queda, segundo informou o Samu 192. Até novembro deste ano, foram computados 2.367 ocorrências desse tipo, enquanto que de janeiro a novembro de 2023, chegou a 2.570. Houve, portanto, uma diminuição de 7,9%.
Em abril, foi iniciada a instalação de câmeras de monitoramento em todas as saídas da cidade, a fim de formar um cerco digital de segurança sobre a Zona Urbana de Vitória da Conquista. O projeto prevê a instalação de câmeras fixas e com movimentação horizontal (panorâmica), movimentação vertical e zoom. Alguns desses equipamentos terão também a função de radares, a fim de fiscalizar o andamento do trânsito.
Assim que começar a operar de fato, o projeto Muralha Digital terá ênfase no quesito segurança. Em seguida, será feito um trabalho educativo e de prevenção. Posteriormente, os radares serão acionados pela Prefeitura, com o objetivo de fiscalizar o comportamento dos condutores.
Os equipamentos, além de medir a velocidade, vão oferecer videomonitoramento ao vivo e on-line. A nova tecnologia estará integrada a bancos de dados remotos e poderá identificar veículos com pendências criminais (roubo/furto) ou restrições de circulação. Essa integração será possível por meio do Sistema de Alerta de Irregularidades e do Sistema de Gestão Operacional, ambos conectados diretamente ao CICC. Ou seja, o sistema não está sendo montado com o único propósito de multar o condutor infrator, e sim de identificar e coibir situações que oferecem riscos aos moradores de Vitória da Conquista.
Tecnologia e segurança
De acordo com as expectativas do Governo Municipal, serão disponibilizados diversos recursos de tecnologia e inovação para permitir intervenções mais rápidas na prevenção de acidentes e no socorro às vítimas, além de ajudar no combate à criminalidade. As informações coletadas por esse sistema serão compartilhadas com as forças de segurança pública, fortalecendo a capacidade de resposta a eventos críticos e permitindo a implementação de estratégias mais eficazes de policiamento e gerenciamento de tráfego.
Todas as imagens coletadas pelos sistemas do Muralha Digital serão protegidas, de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), de 14 de agosto de 2018.
Com a implantação do projeto Muralha Digital, a Prefeitura de Vitória da Conquista pretende aperfeiçoar o trânsito municipal e os serviços do Simtrans, da Guarda Municipal, do Samu 192, da Defesa Civil e da Gerência Municipal de Posturas, além de reforçar a segurança pública, em integração com as polícias Militar, Civil, Federal e todas as demais forças de segurança.
O objetivo é manter a cidade como uma das mais seguras do país. E, para isso, são necessários equipamentos atualizados, com capacidade de verificar a regularidade de situação cadastral de veículos, sistemas de alerta de irregularidade, de processamento e gestão operacional, armazenamento de eventos por um ano e de vídeos por 30 dias.
A tecnologia de radares e segurança pública será fornecida pela empresa Atlanta Tecnologia da Informação Ltda., contratada pela Prefeitura de Vitória da Conquista.