22.7 C
Guanambi
18.4 C
Vitória da Conquista

Inmet emitiu alertas de chuvas intensas e tempestades para várias regiões do país

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu alertas meteorológicos abrangendo municípios de diversos estados do Brasil.

Os alertas indicam a possibilidade de chuvas intensas e tempestades. Áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo estão incluídas nos alertas laranja e devem receber as chuvas mais volumosas. Esses alertas começaram a vigorar na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, e permanecem válidos até o fim do dia.

Nessas localidades, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.

Em áreas do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, o alerta vigente é amarelo, indicando perigo potencial, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos com rajadas de 40 a 60 km/h.

Por outro lado, áreas do interior dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão sob alerta amarelo para baixa umidade. Nessas regiões, os índices podem ficar entre 20% e 30% nas horas mais secas do dia.

Riscos e Recomendações

Em diferentes níveis, as regiões sob alertas enfrentam riscos de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Para áreas sob alerta de chuva, é fundamental adotar medidas de segurança. Evite se abrigar sob árvores, devido ao perigo de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas por rajadas de vento.

Sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes causados por descargas atmosféricas. Para informações atualizadas e assistência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Veja os detalhes dos alertas 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas