back to top

Inmet emitiu alertas de chuvas intensas e tempestades para várias regiões do país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu alertas meteorológicos abrangendo municípios de diversos estados do Brasil.

Os alertas indicam a possibilidade de chuvas intensas e tempestades. Áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo estão incluídas nos alertas laranja e devem receber as chuvas mais volumosas. Esses alertas começaram a vigorar na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, e permanecem válidos até o fim do dia.

Nessas localidades, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.

Em áreas do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, o alerta vigente é amarelo, indicando perigo potencial, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos com rajadas de 40 a 60 km/h.

Por outro lado, áreas do interior dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão sob alerta amarelo para baixa umidade. Nessas regiões, os índices podem ficar entre 20% e 30% nas horas mais secas do dia.

Riscos e Recomendações

Em diferentes níveis, as regiões sob alertas enfrentam riscos de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Para áreas sob alerta de chuva, é fundamental adotar medidas de segurança. Evite se abrigar sob árvores, devido ao perigo de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas por rajadas de vento.

Sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes causados por descargas atmosféricas. Para informações atualizadas e assistência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Veja os detalhes dos alertas 

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile