O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que há previsão da formação de um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no país entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27).
De acordo com o órgão, este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, que podem causar impactos à população.
As chuvas devem se concentrar em áreas desde o sudoeste da Amazônia, cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste do país, até o Oceano Atlântico.
Atenção especial para o Sudeste, onde poderá ter impactos à população nos próximos dias. A ZCAS pode atuar pelo menos até a próxima segunda-feira (30).
O Inmet informou ainda que realiza a atualização diária das previsões de tempo e destaca a importância do acompanhamento das emissões dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias, especialmente nas áreas mencionadas de atuação da ZCAS.
Reflexos na Bahia
A previsão indica que a formação da ZCAS não deve proporcionar chuvas generalizadas na Bahia devido ao posicionamento da convergências. No entanto, áreas do Oeste, do Sul e da faixa de divisa com Minas Gerais podem receber novamente pancadas, chuvas fracas e eventualmente temporais localizados.
No litoral do estado, os próximos dias devem ser de predominância de sol, com chuvas fracas ao longo dos dias. Já na metade norte do interior do estado, o tempo deve seguir firme e quente. Em cidades como Juazeiro e Paulo Afonso, as máximas podem rondar os 38ºC.
Os avisos meteorológicos especiais são publicados diariamente no portal do órgão.