O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Guanambi atendeu uma denúncia de moradores sobre o acúmulo de materiais para reciclagem e lixo em duas residências na Rua Manoel Cotrim, no bairro Alvorada, na última terça-feira (24), .
Com a autorização da proprietária, os fiscais entraram nos imóveis e constataram uma grave infestação de insetos, como baratas e ratos, representando um sério risco à saúde pública da vizinhança.
Além disso, encontraram materiais que acumulavam água parada, tornando-se possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
As ações estão sendo realizadas de forma integrada, envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência Municipal de Trânsito, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, empresa de coleta urbana e a cooperativa de reciclagem Cootaeg.
Na manhã desta quinta-feira (26), foi iniciado o esvaziamento dos imóveis, com os materiais sendo destinados para reciclagem ou descarte, conforme avaliação técnica.
Além disso, o local passará por desinsetização para eliminar focos de infestação e será monitorado semanalmente para evitar novos acúmulos de lixo.