Na manhã desta quinta-feira, 26 de dezembro, uma força-tarefa iniciou a limpeza de uma residência localizada na Rua Manoel Cotrim, no Bairro Alvorada, em Guanambi. De acordo com os profissionais da empresa de limpeza urbana Mendel, foram retiradas mais de 20 toneladas de resíduos, o equivalente a 11 caçambas de lixo.
Os materiais encontrados não eram recicláveis, mas sim lixo em estado de decomposição, com presença de chorume. Por conta disso, a Cootaeg, cooperativa de reciclagem de Guanambi, não pôde reaproveitar os resíduos.
Durante a operação, também foram encontrados dois cães mortos e um terceiro em estado de maus-tratos, que foi imediatamente encaminhado ao Centro de Controle de Natalidade Canina, onde está recebendo cuidados veterinários.
Entenda o caso
Após denúncia e no local, fiscais, com autorização da proprietária, constataram uma grave infestação de insetos, como baratas e ratos, e a presença de materiais acumulando água parada, possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, na manhã da terça-feira (24).
De acordo com equipe, a cidadã responsável pelo imóvel será encaminhada para cuidados psicológicos, enquanto equipes continuarão monitorando residências da área. Após essa intervenção, moradores denunciaram mais 12 imóveis em condições semelhantes, que também serão alvo de ações corretivas.
As operações estão sendo conduzidas de forma integrada, com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência Municipal de Trânsito, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, empresa de coleta urbana Mendel, e a Cootaeg.
A previsão de novas ações para resolver a grave situação de insalubridade e proteger a saúde pública da comunidade.