Na tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade (União) foi oficialmente empossada, junto ao vice-prefeito Aloísio Alan Costa Fernandes, em uma cerimônia realizada no Imperial Grand Hall.
Também foram empossados os 23 vereadores que compõem a nova legislatura da Câmara Municipal para os próximos quatro anos.
Eleita em primeiro turno com 116.488 votos, Sheila Lemos é a primeira mulher a ser eleita prefeita de Vitória da Conquista. Durante seu discurso de posse, destacou a responsabilidade histórica de sua posição e reforçou seu compromisso com a continuidade do trabalho em prol da cidade.
Destaques do discurso
Sheila iniciou seu discurso com uma mensagem de gratidão: “É com imensa gratidão e responsabilidade que assumo novamente o compromisso de liderar nossa amada cidade.” Ela também ressaltou o marco histórico de sua eleição: “Tenho a honra de ser empossada e discursar como a primeira prefeita eleita de Vitória da Conquista.”
A prefeita dedicou parte de sua fala ao reconhecimento dos avanços realizados em sua gestão anterior, como na Educação, que foi colocada como um dos pilares centrais. Sheila destacou a modernização de 90 escolas, a construção de 22 escolas em tempo integral e os prêmios conquistados, como o Selo Ouro Compromisso com a Alfabetização e o desempenho no Ideb.
Outro ponto de destaque foi a assistência social, com ações como o Complexo de Escuta Protegida, reconhecido internacionalmente, e a entrega de mais de oito mil escrituras pelo programa Morar Legal. Sheila também anunciou que pretende ampliar programas como o Suas na Comunidade e investir na integração tecnológica para atendimento social.
No âmbito da Saúde, Sheila falou sobre a reforma de 17 unidades de saúde e a realização de mais de 87 mil atendimentos em 2024, além de novos projetos, como a entrega da UPA Municipal na Zona Oeste e a implementação da telemedicina.
A infraestrutura foi outro ponto abordado, com menção ao maior programa de investimento da história de Conquista, que levou drenagem, pavimentação e iluminação em LED a diversos bairros. “Este investimento permitiu levar dignidade a cidadãos que conviviam com poeira e lama há mais de 40 anos. Temos muito a fazer, mas é inegável o quanto avançamos nestes últimos quatro anos.”, declarou.
Sheila prometeu continuidade e ampliação dos programas exitosos de sua gestão, com foco em áreas como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. “Vamos deixar a cidade pronta para continuar com o crescimento econômico e social. Gerando emprego e renda, com políticas públicas efetivas para dar dignidade a todos os conquistenses, afinal, não somos um governo de promessa, somos de ação”, afirmou.
A prefeita encerrou com otimismo: “Vitória da Conquista é exemplo para a Bahia, para o país. Vivemos em uma cidade grande e vamos torná-la ainda maior e melhor”, completou.
Posse dos vereadores
Além da prefeita e do vice-prefeito, foram empossados os 23 vereadores eleitos, dois a mais do que na legislatura anterior. Para presidir a casa legislativa, foi escolhido o vereador Ivan Cordeiro (PL).
Veja a lista dos empossados:
Ana Sheila Lemos Andrade – prefeita
Aloísio Alan Costa Fernandes – vice-prefeito
Vereadores
1 – Hermínio Oliveira (PP)
2 – Luís Carlos Dudé (UB)
3 – Diogo Azevedo (UB)
4 – Luciano Gomes (PCdoB)
5 – Léia de Quinho (PSD)
6 – Alexandre Xandó (PT)
7 – Adinilson Pereira (UB)
8 – Cris de Lúcia Rocha (MDB)
9 – Fernando Jacaré (PT)
10 – Ivan Cordeiro (PL)
11 – Paulinho Oliveira (PSDB)
12 – Andreson Ribeiro (PCdoB)
13 – Dinho dos Campinhos (Republicanos)
14 – Doutora Lara (Republicanos)
15 – Ricardo Babão (PCdoB)
16 – Subtenente Muniz (PDT)
17 – Márcio de Vivi (PSD)
18 – Márcia Viviane (PT)
19 – Ricardo Gordo (PSB)
20 – Bibia (UB)
21 – Nelson de Vivi (PSDB)
22 – Natan da Carroceria (Avante)
23 – Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB)