O primeiro decreto de 2025 da Prefeitura de Guanambi publicado na tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, marca o retorno do expediente em dois turnos nas repartições públicas municipais, encerrando o modelo de “turnão” adotado nos últimos três anos.
A partir desta quarta-feira o horário de funcionamento será das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira, exceto nas situações previstas em normas específicas.
O “turnão” foi implementado inicialmente como medida de contenção de gastos, visando economia em energia, materiais de escritório e outros custos operacionais durante os meses de menor arrecadação. Posteriormente, essa medida foi prorrogada por mais tempo.
Até o momento, a gestão municipal não divulgou oficialmente a motivação para o retorno ao modelo de expediente em dois turnos.
Exoneração de cargos comissionados
Em um dos últimos atos do mandato anterior, o prefeito exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados, incluindo secretários, subsecretários, chefes de gabinete, assessores jurídicos, assessores especiais, diretores de departamentos, chefes de divisões, administradores distritais, coordenadores, subcoordenadores e outros cargos de provimento.
Logo após a posse, em cerimônia realizada no gabinete municipal, Nal Azevedo reconduziu cinco secretários aos cargos que já ocupavam:
- Lajucy Rodrigues Donato na Secretaria de Educação;
- Maria Dígna Cotrim na Secretaria da Fazenda;
- Edmilson Nascimento Júnior na Secretaria de Saúde;
- Carla Maria Santos na Secretaria de Assistência Social;
- Anderson Ribeiro dos Santos na Secretaria de Administração.
De acordo com o prefeito, os demais secretários serão anunciados nos próximos dias, e as equipes administrativas serão recompostas com as nomeações de novos profissionais para os demais escalões da gestão municipal.
Nal Azevedo foi empossado pela Câmara de Vereadores junto com o vice-prefeito Zaqueu Rodrigues. Durante a sessão, o vereador Fausto Azevedo foi eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026.