Os modelos matemáticos de previsão do tempo indicam a chegada de chuvas significativas em várias regiões do país nos próximos dias.
Neste domingo, 5 de janeiro, está em formação uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que tem sido um dos principais responsáveis pelas chuvas do verão de 2025 até o momento. Este fenômeno seguirá atuando em diversas áreas, trazendo grandes volumes de precipitação.
Desta vez, o posicionamento do canal de umidade deve favorecer a ocorrência de chuvas generalizadas em várias partes da Bahia. Esta será a primeira ZCAS de 2025 e a terceira do verão, com previsão de duração até quinta-feira (9), podendo se estender por mais alguns dias.
Previsão para a Bahia
As nuvens carregadas devem atingir primeiramente o Sul e o Oeste do estado, incluindo a faixa de divisa com Minas Gerais. Com o passar dos dias, as chuvas devem alcançar as demais regiões do estado, com destaque para volumes significativos em áreas específicas.
É importante destacar que os volumes previstos são apenas indicativos e que os volumes reais podem variar de região para região.
As últimas rodadas de previsão dos principais modelos indicam possibilidade de acumulados entre 150 e 250 milímetros (mm) nas regiões de Guanambi e Bom Jesus da Lapa até o fim da primeira quinzena do ano. Na Região de Barreiras, os volumes esperados variam entre 130 e 180 mm, e na região de Vitória da Conquista, entre 130 e 150 mm.
A capital Salvador e a Região de Feira de Santana devem começar a registrar chuvas entre quinta-feira (9) e sexta-feira (10), devido à possível formação de outros sistemasFe atmosféricos, com acumulados na casa de 150 mm. Volumes semelhantes são esperados em toda a faixa litorânea ao sul da capital, incluindo cidades como Ilhéus e Porto Seguro.
No Norte da Bahia, as chuvas devem demorar um pouco mais a chegar. Regiões como Juazeiro e Paulo Afonso ainda enfrentarão alguns dias de calor intenso, com temperaturas máximas próximas a 38°C.
A previsão é de que a situação seja amenizada no próximo fim de semana, com a possível formação de outro sistema meteorológico, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Atenção redobrada para riscos de alagamentos e deslizamentos
Embora os sistemas da ZCAS e da ZCIT tragam chuvas que podem amenizar a seca em grande parte da Bahia, o volume elevado de precipitação coloca em alerta a Defesa Civil do estado e dos municípios. Há risco de alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Populações em regiões suscetíveis devem monitorar as condições climáticas e seguir as orientações das autoridades para evitar transtornos.
Veja a previsão completa para a Bahia nos próximos dias