O primeiro episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2025 e o sétimo do período chuvoso 2024/2025 acontece nos próximos dias e vai atingir, diretamente, Estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e áreas do Nordeste.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na carta de superfície desta segunda-feira, 7 de dezembro, nota-se a ocorrência do fenômeno. Este sistema vem sendo mantido, em superfície, por uma frente subtropical sobre o oceano Atlântico, a leste da costa centro-sul do Brasil e, pela presença de um cavado na camada média da troposfera (500 hPa).
A ZACS é um dos principais sistemas meteorológicos que atuam sobre o país no período chuvoso. Surge em uma situação de bloqueio atmosférico e, por isso, costuma atuar de forma persistente, quase que sobre as mesmas áreas, por diversos dias consecutivos (No ambiente operacional se estabelece um mínimo de 3 dias consecutivos.
Portanto, os próximos dias devem ser marcados pela atuação deste sistema que deve manter a atmosfera com muita nebulosidade e condições para chuvas entre o Norte, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e a porção oeste e sul da Bahia, áreas do Maranhão e do Piauí.
Em algumas localidades das áreas acima citadas espera-se muita chuva, o que pode vir a provocar transtornos e prejuízos nas áreas afetadas. Chama-se atenção especialmente para áreas em Minas Gerais como a Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e norte e áreas do Espírito Santo como o norte e noroeste e a Grande Vitória.
A localização exata das chuvas só será possível momentos antes da ocorrência, com a utilização de equipamentos de monitoramento meteorológico. Por isso, recomenda-se acompanhar a atualização dos boletins e avisos meteorológicos e ficar atento aos comunicados das defesas civis estaduais e municipais.