Foto: Marco Nascimento
Secretaria de Saúde reforça orientação para vacinação de rebanhos em regiões com suspeita de raiva animal em Guanambi

Secretaria de Saúde reforça orientação para vacinação de rebanhos em regiões com suspeita de raiva animal em Guanambi

Anúncio

A Secretaria de Saúde de Guanambi desencadeou através dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e de Atenção Básica, ações integradas de conscientização, esclarecimento e principalmente, orientando os criadores na vacinação antirrábica de animais de grande e pequeno porte, visando conter a propagação dos casos de raiva.

Ainda, tem sido dispensada, atenção especial para criadores em propriedades onde há casos suspeitos de raiva animal, com a aplicação da vacina dos seres humanos que tiveram contato com a saliva de animais contaminados e vacinação de animais de pequeno porte, como cães e gatos, além de orientações sobre cuidados no manuseio de equipamentos, utensílios e o contato com esses animais.

Trabalho integrado

Os órgãos de saúde do município de Guanambi estão trabalhando de forma integrada e colaborativa com a ADAB – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, responsável pela identificação, monitoramento e investigação dos casos de raiva animal e com a Secretaria de Agricultura do município. Apenas um caso foi confirmado pelo LACEN – Laboratório Central, da Bahia, outros foram feitas a coleta de material e aguardam resultados.

Contaminação

Raiva bovina ocorre predominante pela transmissão por morcegos hematófagos, que morde os animais para se alimentar do sangue. A contaminação para o ser humano ocorre através da saliva e nas secreções de animais infectados.

Consumo de carme

Mesmo com a confirmação do caso da doença, a comercialização de carne segue liberada no município porque a maioria dos produtos contam com selo de inspeção, conforme a ADAB.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *