Augusto Vasconcelos tomou posse nesta terça-feira, 7 de janeiro, como novo gestor da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) no lugar de Davidson Magalhães, que comandou a pasta por cinco anos. A solenidade aconteceu às 9h no auditório da Secretaria de Administração Penitenciária, no CAB.
Advogado, professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Mestre em Políticas Sociais e especialista em Direito do Estado, Augusto Vasconcelos foi reeleito para a Câmera de Vereadores de Salvador com 11.385 votos, mandato do qual licenciou-se para assumir a Setre. O novo secretário também ocupava a presidência do Sindicato dos Bancários da Bahia desde 2014 e a Ouvidoria-Geral da Câmara de Vereadores, cargos dos quais também licenciou-se.
Estiveram presentes o secretário da Ciência e Tecnologia, André Joazeiro (Secti) e da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães (Sepromi), entre outras autoridades.
Em seu discurso, Augusto Vasconcelos destacou a continuidade e ampliação das ações desenvolvidas pela Setre nas áreas da Qualificação, Intermediação da Mão de Obra, Economia Solidária, Esporte, Artesanato e Agenda do Trabalho Decente. “Vamos lutar para atrair novos investimentos, gerar mais oportunidades a partir da educação (…). Vamos contar também com segmentos empresariais, do setor produtivo, da indústria, do turismo e do conjunto de atividades econômicas do nosso estado”.
Trajetória de Augusto
Augusto Vasconcelos, 43 anos, começou sua trajetória política no movimento estudantil, aos 16 anos e em 2001 foi eleito vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Foi um dos líderes da chamada “Revolta do Buzú”, contra o aumento das tarifas de ônibus. Entre 2013 a 2014, representou o Brasil no Fórum de Participação Cidadã da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e no Conselho Social do Mercosul.
Em 2020 elegeu-se vereador de Salvador com 6.041 votos. Soteropolitano do bairro do Cabula VI, em Salvador, sua trajetória é marcada pela bandeira dos movimentos sociais e as pautas do trabalho, educação, esporte, saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e o enfrentamento a todas as formas de preconceito.