A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) está com processo seletivo próprio publicado para preenchimento de vagas nos 30 cursos de graduação reservadas às ações afirmativas.
São 311 vagas destinadas para pessoas autodeclaradas e reconhecidas de origem de comunidades identitárias tradicionais ou de comunidades remanescentes de quilombos; pessoas 60+ (idade igual ou superior a 60 anos); pessoas trans (transexuais, transgêneras e travestis); pessoas em situação de restrição ou privação de liberdade ou egressas do sistema prisional; pessoas com deficiência; e para pessoas refugiadas.
Além disso, no Edital de vagas reservadas às Ações Afirmativas, os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Direito e Medicina disponibilizarão vagas para candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas, públicas ou privadas, localizadas nos municípios baianos distantes até 150 quilômetros de qualquer dos campi da UFOB, com vistas ao desenvolvimento regional do Território de Identidade Acadêmica da UFOB; e vagas reservadas pela Lei de Cotas.
É a terceira vez que a UFOB lança um edital de ação afirmativa para ingresso na graduação. Agora, além das vagas do Sisu, é possível ingressar com a nota do Enem em um dos 30 cursos da Universidade por meio deste processo seletivo.
Para participar, o candidato deve ter realizado uma das edições do Exame entre os anos de 2009 e 2024, e apresentar a documentação exigida em cada categoria.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Ufob, de 17 de janeiro até 21 de janeiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 4 de fevereiro e as aulas começam em 31 de março.
Portal do Ingresso
Os estudantes que pretendem ingressar na Ufob em 2025 já podem acessar todas as informações sobre os processos seletivos no Portal do Ingresso.
Com uma linguagem simples e layout responsivo – que se adequa a tela de celulares e tablets, a página destaca, os dois principais processos seletivos da instituição: Sisu e Edital de Ações Afirmativas. Também há vídeos de todos os cursos ofertados e as notas de cortes de anos anteriores.
O Território de Identidade Acadêmica da Ufob é composto pelos municípios de Angical; Baianópolis; Barra do Mendes; Barra; Barreiras; Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama; Caetité; Canápolis; Candiba; Carinhanha; Catolândia; Caturama; Central; Cocos; Coribe; Correntina; Cotegipe; Cristópolis; Érico Cardoso; Feira da Mata; Formosa do Rio Preto; Gentio do Ouro; Guanambi; Ibipeba; Ibipitanga; Ibitira; Ibotirama; Igaporã; Ipupiara; Irecê; Itaguaçu da Bahia; Iuiú; Jaborandi; Jussara; Lagoa Real; Lapão; Livramento de Nossa Senhora; Luís Eduardo Magalhães; Macaúbas e Malhada.
Como também os municípios de Mansidão; Matina; Morpará; Muquém de São Francisco; Novo Horizonte; Oliveira dos Brejinhos; Palmas de Monte Alto; Paramirim; Paratinga; Piatã; Pilão Arcado; Pindaí; Presidente Dutra; Riachão das Neves; Riacho de Santana; Rio do Pires; Santa Maria da Vitória; Santa Rita de Cássia; Santana; São Desidério; São Félix do Coribe; São Gabriel; Sebastião Laranjeiras; Serra do Ramalho; Serra Dourada; Sítio do Mato; Souto Soares; Tabocas do Brejo Velho; Tanque Novo; Uibaí; Urandi; Wanderley; e Xique-Xique.