26 C
Guanambi
21.8 C
Vitória da Conquista

Nível do Rio São Francisco subiu cerca de cinco metros no Norte de Minas Gerais e na Bahia desde o início do período chuvoso

Mais Lidas

As chuvas regulares na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco têm contribuído significativamente para a recuperação dos níveis do rio em Minas Gerais e na Bahia. Desde o início do período chuvoso, no final de outubro, alguns trechos do Velho Chico registraram uma elevação de até cinco metros no nível de suas águas.

Os principais reservatórios da bacia, como as hidrelétricas de Três Marias, em Minas Gerais, e Sobradinho, na Bahia, também apresentam recuperação rápida em seus volumes.

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no Norte de Minas, o nível do rio em São Romão subiu de 1,79 metro antes das chuvas para 6,72 metros neste domingo, 12 de janeiro. Em São Francisco, o aumento foi ainda maior, de 1,64 metro para 7,10 metros.

Na Bahia, o cenário também é positivo. No período seco, o nível do rio chegou a apenas 91 centímetros no trecho de Carinhanha, na divisas dos dois estados. Atualmente, a medição é de 5,5 metros.

Na cidade de Bom Jesus da Lapa, o nível saltou de 2,55 metros para 7,13 metros, permitindo que a lagoa marginal da cidade começasse a receber águas do rio. A vazão no trecho atingiu cerca de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), quase seis vezes maior do que no período seco.

O aumento do nível do Rio São Francisco ocorre após um ano marcado por estiagens prolongadas devido ao fenômeno El Niño, que concentrou chuvas no Sul do Brasil e reduziu os volumes no Sudeste e Nordeste. Esse cenário resultou em níveis críticos para o rio e seus reservatórios, que agora apresentam sinais de recuperação.

Antes do período chuvoso, o Rio São Francisco registrava os menores índices de nível desde 2018, fato que proporcionou o surgimento de bancos de areia imensos no leito e dificuldade para captação de água para irrigação e abastecimento humano em alguns trechos.

Reservatórios em recuperação

Em Minas Gerais, o reservatório da hidrelétrica de Três Marias registrava 40,7% de volume útil no início de novembro e atualmente alcançou 65,3%. A afluência média medida no sábado (11) foi de 1.682 m³/s, enquanto a defluência subiu de 153 m³/s no início da semana para cerca de 432 m³/s.

Na Bahia, o reservatório de Sobradinho também apresenta recuperação, saindo de cerca de 40% de volume útil ao final do período seco para 52,3% atualmente. A usina opera com uma vazão turbinada de aproximadamente 1.100 m³/s e uma afluência de 2.890 m³/s.

Previsão de mais chuvas

Os modelos meteorológicos indicam continuidade de chuvas nas próximas semanas no Alto e no Médio São Francisco. Os acumulados podem variar entre 100 e 150 milímetros desde a nascente, no Centro-Oeste de Minas Gerais, até o reservatório de Sobradinho.

Caso essas previsões se confirmem, os níveis do Velho Chico devem permanecer elevados e podem subir ainda mais, dependendo da regularidade das chuvas.

A recuperação das águas do São Francisco renova as expectativas para a segurança hídrica, geração de energia e o suporte às comunidades ribeirinhas que dependem diretamente do rio para subsistência.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas