27.6 C
Guanambi
26.3 C
Vitória da Conquista

Rio São Francisco recebeu peixamento de 57 mil alevinos durante celebração de Bom Jesus dos Navegantes na Bahia

Mais Lidas

Neste sábado, 11 de janeiro, durante as celebrações da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Bom Jesus da Lapa, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou o peixamento de 57 mil alevinos no Rio São Francisco.

Além de reunir fé e cultura, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes também é momento para ações que reforçam a preservação ambiental e a ligação das comunidades com o Velho Chico, um dos maiores símbolos do Nordeste brasileiro.

De acordo com a empresa pública, o peixamento integra o esforço contínuo de revitalização do rio. Foram introduzidos 45 mil alevinos da espécie curimatá e 12 mil da espécie pacamã, ambas nativas do Velho Chico.

Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX), unidade que contribui com a recuperação ambiental e a manutenção da biodiversidade do rio.

O peixamento aconteceu na localidade da Barrinha, contando com a participação de pescadores, moradores, romeiros e autoridades locais, como o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, o presidente da Câmara, Gedson do Nascimento, e o Reitor do Santuário do Bom Jesus, Padre Roque.

Além de sua importância ecológica, a ação tem impacto significativo na economia local, beneficiando diretamente as famílias que dependem da pesca, seja para consumo próprio ou para comercialização.

Este foi o primeiro peixamento promovido pela Codevasf no rio em Bom Jesus da Lapa no ano de 2025. Na semana passada, cerca de 50 mil alevinos foram lançados no Rio São Francisco na cidade de Neápolis, no Sergipe.

Com informações do site Notícias da Lapa

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas