O tempo deve continuar chuvoso em todo o território baiano até, pelo menos, a próxima quarta-feira, 15 de janeiro, podendo se estender um pouco mais em algumas regiões. De acordo com os principais modelos meteorológicos, todas as áreas do estado devem receber chuvas significativas neste período.
A formação de mais uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem provocado chuvas contínuas em grande parte da Bahia nos últimos dias. Simultaneamente, regiões mais ao norte do estado e de estados vizinhos, como Piauí, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Paraíba, podem registrar volumes expressivos de chuva devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
A partir de quinta-feira (16), as chuvas devem perder intensidade em todas as regiões da Bahia, embora a nebulosidade continue presente. Isso deve ocasionar momentos de tempo fechado e chuvas rápidas e isoladas.
No litoral norte da Região Nordeste, as chuvas influenciadas pela ZCIT devem persistir por mais alguns dias, com acumulados superiores a 150 milímetros, principalmente no norte do Maranhão e Piauí.
Na manhã desta segunda-feira (13) foi de chuva forte em várias localidades da Bahia, principalmente na faixa leste. Em Vitória da Conquista, o acumulado de chuva é de mais de 75 mm desde o início da madrugada. Já em Poções, chuva que caiu pela manhã alagou o Centro da cidade.
Previsão para a Região de Guanambi
Na Região de Guanambi, as chuvas devem continuar até meados da semana, com acumulados previstos entre 50 e 70 mm. As temperaturas devem permanecer amenas, com máximas não ultrapassando os 27ºC.
Após quinta-feira (16), as chances de chuva diminuem, mas ainda há possibilidade de pancadas isoladas. Além disso, a cobertura de nuvens deve evitar que as temperaturas máximas ultrapassem os 30ºC até o final da semana.
Para o início da próxima semana, pode haver o retorno das chuvas na região, embora os modelos meteorológicos atuais não indiquem a formação de uma nova ZCAS capaz de provocar volumes elevados até o final do mês.
Balanço de chuvas recentes na região
Desde a última segunda-feira (6), as chuvas voltaram a atingir diversos municípios da Região de Guanambi. No Centro de Guanambi, o pluviômetro da Agência Sertão registrou um acumulado de 42 mm, enquanto a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Aeroporto Isaac Moura Rocha, registrou 40,2 mm no mesmo período.
Entre os pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior volume registrado na última semana foi em Palmas de Monte Alto, com 52 mm. Em Urandi e Candiba, os dados foram parciais, com acumulados de 85 mm e 62 mm, respectivamente.
No entanto, os equipamentos do órgão instalados em Guanambi, Carinhanha, Caculé, Ibiassucê, Iuiu, Licínio de Almeida, Matina e Riacho de Santana não estão em funcionamento, limitando o monitoramento completo dos volumes de chuva na região.